Corpo, sociedade, princípio do rendimento: ilimitado esporte paralímpico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84223

Palavras-chave:

Educação do corpo, Esporte, Princípio de Desempenho, Theodor W. Adorno, Herbert Marcuse

Resumo

O artigo analisa o fenômeno esportivo compreendendo-o como parte da sociedade capitalista que reforça o princípio do desempenho (Marcuse) e o expande para além das pistas e das quadras. Para tal, este texto foca em três aspectos: 1) a suposta igualdade formal de chances; 2) a incorporação técnica, que transforma o corpo em objeto treinável; e 3) a relação do sujeito com seu corpo, em que é necessária a superação da dor para obtenção do rendimento. Sintetizam nossos escritos a trajetória de um atleta paralímpico investigado durante a preparação para os Jogos de 2016 e sua participação na competição. Nossos resultados confirmam que, para o sistema esportivo, vale sempre a eficiência, de maneira que tornar eficiente um corpo classificado como deficiente é a radicalização máxima do princípio de desempenho. Assim, concordamos com a assertiva de Theodor W. Adorno quando afirma que a sociedade sofre uma esportivização a partir do ideário do fenômeno, exportando recordes, índices, números, progresso infinito, etc. e colocando-se como estrutura modelar para os corpos contemporâneos.

Biografia do Autor

Danielle Torri, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Professora da Universidade Federal do Paraná, UFPR.

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha. Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

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Publicado

2022-06-03

Como Citar

Torri, D., & Vaz, A. F. . (2022). Corpo, sociedade, princípio do rendimento: ilimitado esporte paralímpico. Perspectiva, 40(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84223

Edição

Seção

Dossiê Teoria Crítica da Sociedade e (declínio da) Formação