Comentários sobre a educação do corpo nos "textos pedagógicos" de Theodor W. Adorno
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O trabalho tem como objetivo apresentar e interpretar o conteúdo sobre a educação do corpo em alguns ensaios, conferências e debates de Theodor W. Adorno. A estratégia metodológica passou pela análise dos “textos pedagógicos” e,
sob outro ponto de vista, pelo roteiro epistemológico oferecido pela obra Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, escrita em parceria com Max Horkheimer. Os resultados mostram como o tema do corpo alcança uma dimensão pedagógica na obra de Adorno. Eles são apresentados por meio de dois conceitos abrangentes: 1) o conteúdo manifesto, expresso nos comentários que se referem diretamente ao que tradicionalmente entendemos por educação do corpo, e que aparecem relacionados, sobretudo, ao esporte e seu ensino; e 2) o conteúdo latente sobre a educação do corpo, radicado nas passagens em que o somático ganha destaque, trazendo contribuições importantes para compreendermos o lugar do corpo no que poderíamos chamar de um projeto pedagógico adorniano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.