Por uma educação com razão: filosofia da educação na formação do educador

Autores

  • Ari Paulo Jantsch
  • José Luiz Zambiasi Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente trabalho busca, por urn lado, discutir a praxis  pedagógica dos cursos de licenciatura quanto a problematica  persistência dos ideais racional-positivistas, implicando o que os  autores denominam positivização. Por outro lado, propile a  disciplina Filosofia da Educagao (esta assumindo uma  epistemologia critica da razao) como estrategia para alcançar a  denominada despositivizacao. Nesse interim, a Filosofia  da Educaçao é assumida como possibilidade de redefinigão da  formagão do educador. Ante o falso debate "modemidade  versus  pós-modemidade" os autores concluem em favor da razao  (despositivizada) e, portanto, contra a desconstituicao da razao.  Trata-se, fundamentalmente, da defesa da razão, isto e, da  Filosofia (da Educagao). Tendo como perspectiva uma  nova cultura  universitaria, o trabalho cogita uma Educação corn Razao.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Jantsch, A. P., & Zambiasi, J. L. (2000). Por uma educação com razão: filosofia da educação na formação do educador. Perspectiva, 18(34), 69–85. https://doi.org/10.5007/%x