Por uma educação com razão: filosofia da educação na formação do educador
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O presente trabalho busca, por urn lado, discutir a praxis pedagógica dos cursos de licenciatura quanto a problematica persistência dos ideais racional-positivistas, implicando o que os autores denominam positivização. Por outro lado, propile a disciplina Filosofia da Educagao (esta assumindo uma epistemologia critica da razao) como estrategia para alcançar a denominada despositivizacao. Nesse interim, a Filosofia da Educaçao é assumida como possibilidade de redefinigão da formagão do educador. Ante o falso debate "modemidade versus pós-modemidade" os autores concluem em favor da razao (despositivizada) e, portanto, contra a desconstituicao da razao. Trata-se, fundamentalmente, da defesa da razão, isto e, da Filosofia (da Educagao). Tendo como perspectiva uma nova cultura universitaria, o trabalho cogita uma Educação corn Razao.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.