Os avanços do capitalismo (digital) no século XXI e a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e105128

Palavras-chave:

Educação, Sociedade, Tecnologias

Resumo

Três vertentes epistêmico-metodológicas de construção e usos de tecnologias (hardware e software) fundamentam as teorias e práticas sociais no início do século XXI. A primeira vertente se caracteriza pelo processo de codificação dos diversos objetos técnicos mediante a elaboração de notações, via algoritmos, metadados, diagramas e modelos computacionais; a segunda, pela rotulação dos entes, e dos movimentos destes entes, animados e inanimados, para que estes sejam mais facilmente identificáveis; a terceira, pela produção de grandes quantidades de dados sobre tudo o que acontece na Terra, transformando os referidos dados em insumos para produção de capital. A partir deste contexto, este trabalho se insere como atividade de cunho teórico, com base em fontes bibliográficas, de construção de um panorama das inter-relações entre educação e sociedade, quanto aos usos sociais das tecnologias, discutindo as racionalidades técnicas sustentadas pelas ideias de construção de códigos, para realizar as diversas atividades que também são elaboradas pelos humanos; da organização de memórias artificiais, dando origem à apropriação de enormes quantidade de dados por grandes empresas transnacionais; da catalogação de todos os entes existentes na Terra, resultando em novas formas de sociabilidade e, em consequência, de novas formas de se pensar e fazer educação. Os resultados da análise teórica indicam a necessidade de realização de estudos e práticas em educação vinculados ao entendimento dos modos de existência (ações e significações) produzidos pela racionalidade técnica que afeta a forma como os humanos realizam sociabilidades no início do século XXI.

Biografia do Autor

Nelson De Luca Pretto, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil, (ECA/USP/1994)

Cleonilton da Silva Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil (2023). Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador, UCSal, Bahia, Brasil.

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

Pretto, N. D. L., & Souza, C. da S. (2025). Os avanços do capitalismo (digital) no século XXI e a educação. Perspectiva, 43(4), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e105128

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios