Trabalhos sobre formação pedagógica para a docência universitária nas reuniões anuais da anped: período 2000-2009

Autores

  • Vera Lúcia Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria da Gloria Silva e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p535

Resumo

A pesquisa trata dos trabalhos e pôsteres apresentados nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) de 2000 a 2009 relacionados a processos de formação pedagógica para a docência universitária. Foram localizados, inicialmente, entre os textos publicados no sítio da ANPEd e apresentados no período em questão, 63 trabalhos que tinham como tema a docência universitária. A leitura desses trabalhos permitiu verificar que eles se concentraram nas seguintes temáticas: a avaliação da aprendizagem na educação superior; as estratégias didáticas na sala de aula universitária; a docência em cursos e licenciatura; saberes e trajetórias constituintes da docência; e políticas institucionais de formação pedagógica voltadas a docentes da educação superior. Selecionando somente os trabalhos que trataram deste último tema, chegou-se a um conjunto final de 20 trabalhos publicados. Os resultados mostram aumento significativo da quantidade de trabalhos sobre o tema no período de 2005 a 2009, em relação ao período de 2000 a 2004, evidenciando maior preocupação com a oferta qualificada de formação pedagógica mediante processos intencionais disponibilizados aos docentes universitários pelas instituições às quais estão  vinculados.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, na linha de pesquisa “Universidade: teoria e prática”. Licenciada em Letras e Mestre em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora Associada 3 no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Maria da Gloria Silva e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda no Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa “Universidade: teoria e prática”. Professora colaboradora do Centro de Educação à Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de Psicologia da Educação.

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

Bazzo, V. L., & Silva, M. da G. S. e. (2011). Trabalhos sobre formação pedagógica para a docência universitária nas reuniões anuais da anped: período 2000-2009. Perspectiva, 29(2), 535–559. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p535