Trabalhos sobre formação pedagógica para a docência universitária nas reuniões anuais da anped: período 2000-2009

Autor/innen

  • Vera Lúcia Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria da Gloria Silva e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p535

Abstract

A pesquisa trata dos trabalhos e pôsteres apresentados nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) de 2000 a 2009 relacionados a processos de formação pedagógica para a docência universitária. Foram localizados, inicialmente, entre os textos publicados no sítio da ANPEd e apresentados no período em questão, 63 trabalhos que tinham como tema a docência universitária. A leitura desses trabalhos permitiu verificar que eles se concentraram nas seguintes temáticas: a avaliação da aprendizagem na educação superior; as estratégias didáticas na sala de aula universitária; a docência em cursos e licenciatura; saberes e trajetórias constituintes da docência; e políticas institucionais de formação pedagógica voltadas a docentes da educação superior. Selecionando somente os trabalhos que trataram deste último tema, chegou-se a um conjunto final de 20 trabalhos publicados. Os resultados mostram aumento significativo da quantidade de trabalhos sobre o tema no período de 2005 a 2009, em relação ao período de 2000 a 2004, evidenciando maior preocupação com a oferta qualificada de formação pedagógica mediante processos intencionais disponibilizados aos docentes universitários pelas instituições às quais estão  vinculados.

Autor/innen-Biografien

Vera Lúcia Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, na linha de pesquisa “Universidade: teoria e prática”. Licenciada em Letras e Mestre em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora Associada 3 no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Maria da Gloria Silva e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda no Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa “Universidade: teoria e prática”. Professora colaboradora do Centro de Educação à Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de Psicologia da Educação.

Veröffentlicht

2011-06-27

Zitationsvorschlag

Bazzo, V. L., & Silva, M. da G. S. e. (2011). Trabalhos sobre formação pedagógica para a docência universitária nas reuniões anuais da anped: período 2000-2009. Perspectiva, 29(2), 535–559. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p535