Trabalhos sobre formação pedagógica para a docência universitária nas reuniões anuais da anped: período 2000-2009
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p535Abstract
A pesquisa trata dos trabalhos e pôsteres apresentados nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) de 2000 a 2009 relacionados a processos de formação pedagógica para a docência universitária. Foram localizados, inicialmente, entre os textos publicados no sítio da ANPEd e apresentados no período em questão, 63 trabalhos que tinham como tema a docência universitária. A leitura desses trabalhos permitiu verificar que eles se concentraram nas seguintes temáticas: a avaliação da aprendizagem na educação superior; as estratégias didáticas na sala de aula universitária; a docência em cursos e licenciatura; saberes e trajetórias constituintes da docência; e políticas institucionais de formação pedagógica voltadas a docentes da educação superior. Selecionando somente os trabalhos que trataram deste último tema, chegou-se a um conjunto final de 20 trabalhos publicados. Os resultados mostram aumento significativo da quantidade de trabalhos sobre o tema no período de 2005 a 2009, em relação ao período de 2000 a 2004, evidenciando maior preocupação com a oferta qualificada de formação pedagógica mediante processos intencionais disponibilizados aos docentes universitários pelas instituições às quais estão vinculados.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.