Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Educação: um estudo preliminar sobre os desafios e possibilidades a partir da experiência compartilhada entre Brasil e Timor-Leste

Autores

  • Maria Denise Guedes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-UNESP
  • Vicente Paulino Universidade Nacional Timor Lorosa'e -UNTL

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p365

Palavras-chave:

Cooperação internacional, Internacionalização da educação, Contexto mundial

Resumo

O presente artigo visa à sistematização dos resultados de estudos preliminares sobre os desafios e possibilidades de desenvolvimento de um trabalho de cooperação internacional compartilhada em Timor-Leste. Nesse sentido, partindo da problematização do papel da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento nos países em desenvolvimento, tem-se como hipótese inicial que, após a restauração da independência, em 2002, e com a chegada das agências internacionais de cooperação, que aportaram em Timor-Leste com o objetivo de “ajudar” na construção do Estado-Nação, o maior desafio que o país vive é o enfrentamento da contradição entre, por um lado, atender às exigências das agências internacionais, capitaneadas pela Organização das Nações Unidas e pelo Banco Mundial, para colocar o Estado timorense e suas instituições nos trilhos da “globalização” e, por outro, defender e preservar sua identidade cultural. Portanto, com base em estudos de natureza bibliográfica, nos pressupostos teórico-metodológicos da dialética marxista e no pensamento de Paulo Freire, bem como na experiência vivida pelos autores por meio do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste, conclui-se que o compromisso, a vontade política e o respeito pelas diferenças culturais entre os agentes envolvidos nas ações de cooperação são ingredientes necessários para superar os desafios e avançar na construção de uma relação de cooperação internacional compartilhada.

 

Biografia do Autor

Maria Denise Guedes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de São José do Rio Preto, SP.


Vicente Paulino, Universidade Nacional Timor Lorosa'e -UNTL

Professor da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL)

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Publicado

2016-10-25