Timorização dos timorenses no sistema da educação de Timor-Leste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e66240

Palavras-chave:

Timor-Leste, Timorizar timorenses, Educação timorense

Resumo

A realidade atual do sistema educativo de Timor-Leste deve ser entendida, numa forma geral, com uma reflexão mais interdisciplinar e desta forma pode produzir um discurso educativo e pedagógico mais sólido no quadro de inter-relação dos saberes e das práticas coletivas, que possam criar identidades e valores comuns e ações solidárias entre povos de diferentes culturas. As relações dialógicas devem ser estabelecidas entre Estado e cidadãos comuns na produção e disseminação do conhecimento. Além disso, neste artigo aborda-se fundamentalmente sobre a educação na sociedade como parte de um processo pessoal e coletivo, procura-se descrever a trajectória da educação de Timor-Leste, e sobretudo, às cultura e práticas educativas que se desenvolvem no ensino, ao mesmo tempo, abordar-se o conceito chamado “timorizar os timorenses” no qual irá reforçado pela visão “matenek lokal – saber local” em torno da definição “educação timoriana”.

Biografia do Autor

Vicente Paulino, Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor-Leste

Doutor em Estudos de Literatura e Cultura/especialidade em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). Director da Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL.

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Publicado

2022-07-18

Como Citar

Paulino, V. (2022). Timorização dos timorenses no sistema da educação de Timor-Leste. Perspectiva, 40(1), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e66240