Pós-graduação stricto sensu e educação básica: que relação é essa?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e61885

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como as ações governamentais têm materializado a articulação entre pós-graduação em educação Stricto Sensu e educação básica no que diz respeito à formação de professores através da discussão acerca da relação entre a formação stricto sensu e a formação continuada de professores que atuam na educação básica. As inquietações que levaram à escrita deste artigo foram as questões relativas ao papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); aos objetivos dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) em relação à formação dos seus discentes; à compreensão da diferença entre o mestrado profissional e acadêmico em termos de proposta para formação stricto sensu do professor da educação básica, em relação aos regimentos dos programas de pós-graduação stricto sensu em educação.  Para possibilitar a investigação proposta fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e análise de documentos do Ministério da Educação (MEC), da CAPES e dos programas de pós-graduação stricto sensu. Como considerações é possível inferir que existem ações que materializam possíveis articulações entre a pós-graduação stricto sensu e a educação básica, bem como instituições que já trazem em seus regimentos essa questão. Porém, ainda há um longo caminho a ser trilhado na aproximação entre universidade e escola.

Biografia do Autor

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora Mestre em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Professora Doutora em Educação da Universidade de Brasília

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Oliveira, D. K. B. de, Silva, K. A. C. P. C. da, & Moura, E. M. B. de. (2019). Pós-graduação stricto sensu e educação básica: que relação é essa?. Perspectiva, 37(3), 992–1014. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e61885