Jogos de linguagem e jogos de movimento: deslocamentos lúdicos na aula de língua italiana
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66175Resumo
O objetivo deste estudo é socializar duas atividades lúdicas de ensino de língua italiana que podem ser adaptadas para outros contextos de ensino. As dinâmicas baseiam-se, principalmente, em jogos linguísticos e jogos de movimento que permitem ao aluno deslocar-se em sala de aula, como, por exemplo, na atividade de desenvolvimento oral Caccia al tesoro (Caça ao tesouro), na qual o aluno deve movimentar-se pela sala em busca de colegas que preencham requisitos orientado por uma série de perguntas lúdicas e nonsense. Atividades de movimento como essa estimulam, além do uso da língua oral e da aquisição de vocabulário, possibilidades de entrosamento e (re)conhecimento de pares no microuniverso da sala de aula. A outra proposta é denominada Il sasso nello stagno (A pedra no pântano) e configura-se como a produção criativa de acrósticos. Essas práticas lúdicas são direcionadas a crianças a partir do Ensino Fundamental II e também a adultos, e se baseiam nos preceitos da Gramática da fantasia (Grammatica della fantasia, 1973), de Gianni Rodari. São jogos que promovem o estranhamento e estimulam a criatividade. Os alunos interagem, refletem sobre a língua, brincam, apre(e)ndem e as propostas didáticas fluem de uma maneira mais espontânea.
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