O gasto aluno-ano no Paraná (Brasil) e a situação de financiamento da educação nas regiões metropolitanas do Estado

Autores

  • Andréa Barbosa Gouveia
  • Isabelle Fiorelli Silva

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n1p305

Resumo

A distribuição dos recursos para a educação no Brasil, atualmente operada principalmente pela “política de fundos”, recebe influência, dentre outros determinantes, das condições político-econômicas regionais do país. O trabalho apresenta uma avaliação do gasto aluno-ano no Estado do Paraná considerando o tamanho dos municípios e o pertencimento ou não a regiões metropolitanas do Estado. Para isso, utilizaram-se os dados  financeiros disponíveis na Secretaria do Tesouro Nacional (Finbra) e dados de balanços municipais. Problematizam-se os limites da redistribuição de recursos decorrentes das políticas de fundos – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – no contexto paranaense e a manutenção das desigualdades de oferta educacional em contextos de metropolização.

Publicado

2012-05-28

Como Citar

Gouveia, A. B., & Silva, I. F. (2012). O gasto aluno-ano no Paraná (Brasil) e a situação de financiamento da educação nas regiões metropolitanas do Estado. Perspectiva, 30(1), 305–331. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n1p305