Em defesa da atividade de professores e crianças: reflexões sobre a iniciação às ciências na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e62052

Resumo

afirmando o direito da criança em se apropriar do conhecimento produzido pela humanidade desde o começo da vida. Na perspectiva de atingir a este objetivo, esta exposição traz aspectos da formação e trabalho do professor voltado à iniciação às ciências na Educação Infantil, a partir da articulação de princípios da Teoria Histórico-Cultural com autores que se dedicam a pensar a iniciação às ciências como possibilidade de participação ativa de adultos e crianças. Para tanto, foram compiladas ações de pesquisa que sistematizam os dilemas, desafios e especificidades relativos ao trabalho docente na Educação Infantil com argumentações teórico-científicas relativas à apropriação e formação de ferramentas científicas consoantes ao desenvolvimento da inteligência e personalidade de crianças pequenas. No conjunto, tecemos reflexões sobre a necessária instrumentalização teórico-prática do professor na formação inicial em Ciências no curso de Pedagogia a partir da análise de uma Sequência de Ensino Investigativa. O exposto valida a ideia de que a proposição educativa orientada para aprendizagens promotoras de desenvolvimento humano na infância exige a atitude ativa de professores e crianças, potencializando um dialético processo de relações entre a infância e as ciências.

Biografia do Autor

Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Didática

Bióloga - UNESP de Botucatu;

Mestre em Ciências - USP de Ribeirão Preto;

Doutora em Educação - USP de São Paulo;

Professora Assistente Doutor - Dpto de Didática. Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP de Marília;

Áreas de atuação: Educação, Ensino Fundamental I, Educação Infantil, Ensino de Ciências por Investigação, Alfabetização Científica;

Vice-lider do Grupo de Pesquisas e Estudos em Alfabetização Científica (GEPAC).

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Didática

Pedagoga - Unesp de Marília SP; Mestre e doutora - Unesp de Marília SP; Professor Assistente Doutor - Departamento de Didática e Programa de Pós-Graduação em Educação - FFC Unesp de Marília SP. Áreas de atuação: Educação; Educação Infantil; Currículo Metodologia e Prática do Trabalho Pedagógico na infância; Docência e formação de professores na e para a Educação Infantil; Teoria Histórico-Cultural. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI).

Anna Maria Pessoa de Carvalho, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

Licenciada e bacharel em Física pela USP;

Doutora em Educação, na área de Ensino de Ciências na FEUSP;

Pesquisadora senior do CNPq,

Professora da Pós-Graduação em Educação da FEUSP e da Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências – USP;

Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física/LAPEF da FEUSP;

Foi diretora da FEUSP no período de 1994-1998;

Pertenceu a Diretoria da SBF (Secretária de Ensino) e foi representante brasileira na International Commission on Physics Education (1991-2000);

Foi presidente do Conselho Curador e Diretora Executiva da Fundação de Apoio à Faculdade de Educação – FAFE;

Pertenceu aos C.As de Educação do CNPq e da CAPES;

É representante brasileira no Conselho Interamericano de Ensino de Física (foi presidente deste Conselho no período de 1991-1993);

Pertence a Academia Paulista de Educação.

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Publicado

2020-08-05

Como Citar

Moraes, T. S. V. de, Lima, E. A. de, & Carvalho, A. M. P. de. (2020). Em defesa da atividade de professores e crianças: reflexões sobre a iniciação às ciências na educação infantil. Perspectiva, 39(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e62052

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