Globalização e neoliberalismo na crise estrutural do capital: rebatimentos na educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e62914Resumo
O artigo tem como objetivo analisar os rebatimentos da crise estrutural do capital na educação. Para debater essa questão, a exposição é dividida em quatro momentos distintos, mas intercalados: caracteriza a crise estrutural do capital e suas influências nas políticas de Estado; contextualiza o binômio global-neoliberal; discute os impactos das políticas de ajustes neoliberais na educação pública; e, por fim, apresenta considerações para o debate. Do ponto de vista teórico-metodológico, a comunicação se apoia no Materialismo Histórico e Dialético, principalmente nas categorias utilizadas por István Mészáros para explicar a crise do capitalismo contemporâneo e inferir, em linhas gerais, que o neoliberalismo seria responsável por propor uma nova leitura político-econômica da realidade. Já a globalização, por seu turno, ficaria com a missão de garantir a condição ideológico-cultural capaz de fazer com que todos os habitantes de uma suposta aldeia global se sintam incluídos no mar de usufrutos dos bens produzidos pelo capitalismo.
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