O método de Marx e o método de ensino da pedagogia histórico-crítica: um diálogo crítico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65251Resumo
O artigo sugere que seria possível encontrar em Marx dois métodos de investigação: o método da crítica da economia política e o método de Marx. O primeiro foi apresentado em forma de rascunho no texto O método da economia política, e foi efetivamente realizado n’ O Capital, e o segundo foi exposto resumidamente no Prefácio de Para a crítica da economia política, e realizado parcialmente durante toda a vida de produção teórica do autor. O texto conclui que, na realidade, não são dois métodos, mas apenas um, que é o método de Marx, uma vez que o método da crítica da economia política é o método de apreensão da base material da forma social do capital, e, por isso, parte inseparável daquele.
Referências
ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico. In MARX, K.; ENGELS, F. Obras escolhidas. Vol. 2, São Paulo : Alfa-Omega, s.d.
LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. São Paulo : Busca Vida, 1987.
MARX, K. O método da economia política. In: MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. (Col. Os Pensadores), São Paulo : Abril Cultural, 1974a.
MARX, K. Prefácio de Para a crítica da economia política. In: MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. (Col. Os Pensadores), São Paulo : Abril Cultural, 1974b.
MARX, K. Para a crítica da economia política. In: MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. (Col. Os Pensadores), São Paulo : Abril Cultural, 1974c.
MARX, K. O capital. Crítica da economia política. Livro primeiro. São Paulo : Abril Cultural, 1983.
MARX, K. Salário, preço e lucro. 6a. ed, São Paulo : Global, 1988.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 12ª ed., Campinas : Cortez/Autores Associados, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Sergio Tumolo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.