O método de Marx e o método de ensino da pedagogia histórico-crítica: um diálogo crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65251

Resumo

O artigo sugere que seria possível encontrar em Marx dois métodos de investigação: o método da crítica da economia política e o método de Marx. O primeiro foi apresentado em forma de rascunho no texto O método da economia política, e foi efetivamente realizado n’ O Capital, e o segundo foi exposto resumidamente no Prefácio de Para a crítica da economia política, e realizado parcialmente durante toda a vida de produção teórica do autor. O texto conclui que, na realidade, não são dois métodos, mas apenas um, que é o método de Marx, uma vez que o método da crítica da economia política é o método de apreensão da base material da forma social do capital, e, por isso, parte inseparável daquele.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Tumolo, UFSC, Brasil

É professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (mestrado e doutorado), linha de pesquisa Trabalho e Educação, por meio do programa de serviço voluntário. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), pós-doutorado na Universitat Autonoma de Barcelona (2009) e pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: capitalismo, trabalho, educação, sindicalismo e formação político-sindical. É coordenador do Grupo de estudos capital, trabalho e educação (GECATE) e membro do 13 de Maio - Núcleo de Educação Popular (NEP) e do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO).

 

Referências

ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico. In MARX, K.; ENGELS, F. Obras escolhidas. Vol. 2, São Paulo : Alfa-Omega, s.d.

LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. São Paulo : Busca Vida, 1987.

MARX, K. O método da economia política. In: MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. (Col. Os Pensadores), São Paulo : Abril Cultural, 1974a.

MARX, K. Prefácio de Para a crítica da economia política. In: MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. (Col. Os Pensadores), São Paulo : Abril Cultural, 1974b.

MARX, K. Para a crítica da economia política. In: MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. (Col. Os Pensadores), São Paulo : Abril Cultural, 1974c.

MARX, K. O capital. Crítica da economia política. Livro primeiro. São Paulo : Abril Cultural, 1983.

MARX, K. Salário, preço e lucro. 6a. ed, São Paulo : Global, 1988.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 12ª ed., Campinas : Cortez/Autores Associados, 1986.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Tumolo, P. S. (2020). O método de Marx e o método de ensino da pedagogia histórico-crítica: um diálogo crítico. Perspectiva, 38(4), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65251