A Consciência do Eu e a Psicologia de Steiner e Wallon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65302

Resumo

O estudo abordou o desenvolvimento da consciência do eu, de acordo com um quadro comparativo entre as psicologias da educação de Rudolf Steiner e de Henri Wallon. É atribuída grande importância, por ambos os autores, ao surgimento na criança da autoconsciência da personalidade por volta dos três anos de idade. O advento da consciência do eu é acompanhado por crises e conflitos que possuem implicações práticas no campo da educação infantil. As psicologias de Wallon e Steiner abordam o ser humano de modo complexo e multifacetado, onde a evolução da psique é manifestação dos desdobramentos da motricidade, da afetividade, da inteligência, do querer, que culminam em capacidades exclusivamente humanas: o equilíbrio do andar ereto, a linguagem, o pensar e a autoconsciência. Esta pesquisa é teórica, de base bibliográfica, e realiza uma análise comparativa entre as duas teorias. Além disso, insere os dois autores na perspectiva contemporânea da psicologia da educação. 

 

Biografia do Autor

Jonas Bach Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pós-Doutor em Educação (Unicamp/2015). Doutor em Educação (UFPR/2012). Mestre em Educação (UFPR/2007). Licenciado em Pedagogia e Filosofia.

Elizabete Villibor Flory, Faculdade Rudolf Steiner.

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2009). Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2004). Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999).

Referências

BACH JUNIOR, Jonas. Fenomenologia de Goethe e educação: a filosofia da educação de Steiner. Curitiba: Lohengrin, 2019.

BAUM, William. Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CERISARA, Ana Beatriz. A psicogenética de Wallon e a educação infantil. Perspectiva, Florianópolis-SC, V.15, N.28, p.35-50, março, 1997.

FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar em Revista, Curitiba-PR, UFPR, V.26, N.36, p.21-38, abril, 2010.

FÖLLER-MANCINI, Axel; BERGER, Bettina. Der Rubikon als Entwicklungsphänomen in der mittleren Kindheit. In: SCHIEREN, Jost. (org.). Handbuch Waldorfpädagogik und Erziehungswissenschaft: Standortbestimmung und Entwicklungsperspecktiven. Basileia, Suíça: Beltz Juvent, 2016. p.272-299.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.

GRANDINO, Patricia Junqueira. Wallon e a psicogênese da pessoa na educação brasileira. In: GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène (Org.) Henri Wallon. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. p.25-41

KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1999.

LOEBELL, Peter. Begründungsansätze für das Konzept der Jahrsiebte in der Waldorfpädagogik. In: SCHIEREN, Jost. (org.). Handbuch Waldorfpädagogik und Erziehungswissenschaft: Standortbestimmung und Entwicklungsperspecktiven. Basileia, Suíça: Beltz Juvent, 2016. p.228-253.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação, São Paulo-SP, PUC-SP, N.20, p.11-30, junho, 2005

MATWIJSZYN, Marise. A imitação no desenvolvimento infantil e suas implicações para a educação segundo as concepções antroposófica e walloniana.2003. 211p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife (PE), 2003.

MIALARET, Gardon. Henri Wallon: su método, algunos aspectos psicológicos de su obra. In: SANCLEMENTE, Miguel Puyuelo. (Org.) Introduccion a Wallon: Wallon y la psicomotricidad. Barcelona, Editorial Médica y Técnica S.A., 1981. p.77-102

PALÁCIOS, Jesús. Psicologia evolutiva: conceito, enfoques, controvérsias, métodos: introdução à história, aos conceitos e aos métodos. In: COLL, César.; ARCHESI, Álvaro.; PALÁCIOS, Jesús. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação, volume 2. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.13-54

PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Jean Piaget & Bärbel Inhelder. Rio de Janeiro: Difel, 2012.

PRESTES, Irene Carmem Picone; MORO, Catarina de Sousa. Psicologia da educação. Curitiba: IESDE, 2010.

RIETHMÜLLER, Walter. Waldorfpädagogik und Entwicklungspsychologie in der frühen Kindheit. In: SCHIEREN, Jost. (org.). Handbuch Waldorfpädagogik und Erziehungswissenschaft: Standortbestimmung und Entwicklungsperspecktiven. Basileia, Suíça: Beltz Juvent, 2016. p.254-271.

RITTELMEYER, Christian. Versuche, die Entwicklung von Kindern, Jugendlichen und Erwachsenen zu verstehen. In: SCHIEREN, Jost. (org.). Handbuch Waldorfpädagogik und Erziehungswissenschaft: Standortbestimmung und Entwicklungsperspecktiven. Basileia, Suíça: Beltz Juvent, 2016. p.188-213.

SANCLEMENTE, Miguel. Puyuelo. Introduccion a Wallon: Wallon y la psicomotricidad. Barcelona: Editorial Médica y Técnica S.A., 1981.

SCHMELZER, Albert. . Zur Auseinandersetzung mit der Entwicklungspsychologie Rudolf Steiners. In: SCHIEREN, Jost. (org.). Handbuch Waldorfpädagogik und Erziehungswissenschaft: Standortbestimmung und Entwicklungsperspecktiven. Basileia, Suíça: Beltz Juvent, 2016. p.214-227.

STEINER, Rudolf. Andar, falar e pensar: a atividade lúdica.São Paulo: Antroposófica, 1994.

STEINER, Rudolf. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2005.

ULLRICH, Heinrich. Waldorfpädagogik: eine kritische Einführung. Weinheim Basel, Suíça: Verlag Beltz, 2015.

VIGOTSKI, Lev Seminovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Editorial Andes, s.d.

WALLON, Henri. As origens do caráter na criança: os prelúdios do sentiment de personalidade. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1971.

WALLON, Henri. Los orígenes del pensamiente en el niño. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1976.

WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Bach Junior, J., & Flory, E. V. (2020). A Consciência do Eu e a Psicologia de Steiner e Wallon. Perspectiva, 38(4), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65302