A juvenilização na educação de jovens e adultos: o perfil dos alunos e das alunas jovens da Região dos Inconfidentes-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e68231

Resumo

O artigo aborda os resultados parciais da pesquisa intitulada A juvenilização da Educação de Jovens e Adultos: compreendendo o fenômeno e buscando alternativas para a educação nesta modalidade de ensino. Os jovens alunos e alunas da EJA são sujeitos com trajetórias escolares distintas daqueles que cursam o que identificamos como “ensino regular” pois, em muitos casos, possuem histórias de vida marcadas por rupturas, reprovações, discriminação, indisciplina e evasão da sala de aula. Com esta pesquisa empírica, nos propusemos responder à seguinte questão: quem é o jovem com menos de 18 anos que frequenta os cursos de EJA na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais? Para responder a pergunta, traçamos, como principal objetivo, conhecer qual o perfil do estudante jovem da EJA nas escolas públicas dos municípios da Região dos Inconfidentes. Os dados revelam jovens e adultos que buscam a EJA independentemente do gênero, pois, dos 1.106 questionários aplicados, 588 são mulheres e 518 são homens. Destes, 592 possuem menos de 25 anos. Dos jovens com menos de 18 anos, 82,3% moram com os pais e apenas 27,1% não trabalham. Trata-se de um perfil de estudante muito diferente do adulto trabalhador que frequentada as salas de aula da EJA e que necessita de políticas públicas específicas para atender às suas demandas.

Biografia do Autor

Regina Magna Bonifacio Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga, Mestre em Educação (UFJF), Doutora em Educação (Unicamp), pos-douramento pela Universidade de Lisboa. Professora Associada I do Departamento de Educação da UFOP, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de JOvens e Adultos.

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Ciências Humanas - Sociologia e Política pela UFMG e pós doutora em Educação pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Professora associada do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE- UFOP) e do Observatório Sociológico Família e Escola (OSFE- UFMG).

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Publicado

2022-03-08

Como Citar

Araújo, R. M. B., & Coutrim, R. M. da E. (2022). A juvenilização na educação de jovens e adultos: o perfil dos alunos e das alunas jovens da Região dos Inconfidentes-MG. Perspectiva, 40(4), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e68231