Por outras epistemologias possíveis: conhecimento e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70453Resumo
O objetivo é o de construir um diálogo sobre o papel do conhecimento na sociedade a partir de algumas perspectivas teóricas. Para sua elaboração partiu-se dos seguintes problemas: como os conhecimentos plurais podem ser constituídos e evidenciados na Universidade? Qual a função do conhecimento em outras Epistemologias? A metodologia proposta é a dialógica, por meio da qual buscou-se discutir com os autores a temática do texto. As categorias de análise utilizadas para a elaboração do estudo foram “conhecimento” e “Universidade”. Os resultados obtidos neste estudo nos permitem compreender a Universidade como lócus de produção e disseminação de saberes emancipatórios e além disso, apontar para a necessidade de que o conhecimento configure-se como “pluriuniversitário”. É necessário confrontar a monocultura da ciência moderna com uma ecologia de saberes, na medida em que possa ser fundada no reconhecimento da pluralidade de conhecimentos heterogêneos.
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, p. 269-291, jul. 2015
DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. Lisboa: Actual, 2007
ELA, Jean-Marc. Investigação científica e Crise da racionalidade. 2012: Livro I, Edições Pedago – Coleção Reler África.
FRANCO, Maria Estela Dal Pai; LAUXEN, Sirlei de Lourdes; HARTMANN, Maria de Lourdes B. Formação profissional e educação superior: da supremacia da técnica à coexistência de lógicas, in GIANEZINI, K; LAUXEN, S. L.; VOLPATO, G.; FRANCO, M. E. D., Educação superior: políticas públicas e institucionais em perspectiva, Criciúma, Ed. UNESC, 2018
GIROUX, Henry A. O ensino superior debaixo de cerco: implicações para os intelectuais. In: PARASKEVA, João (Org.). Capitalismo académico. Mangualde: Edições Pedago, 2009. p. 37-58.
Biografia de Autores. Disponível em: http://www.ediçõespedago.pt. Acesso em: 30 nov. 2018.
MAGALHÃES, António. Cenários, dilemas e caminhos da educação superior europeia. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 623-647, jul./ dez. 2011.
MORIN, E. (2009). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Almeida, M.C. & Carvalho, E.A. (Org); 5a. ed., São Paulo: Cortez.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Nota Biográfica. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/pages/pt/livros.php. Acesso em: 30 nov. 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal – Das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: Novos Estudos nº 79. Nov 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. V.1. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência. 7. ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
UNESCO. Rumo às sociedades do conhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Luiza Salgado Cunha, Raquel Arrieiro Vieira, Solange Cardoso Cardoso
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.