Por outras epistemologias possíveis: conhecimento e sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70453

Resumo

O objetivo é o de construir um diálogo sobre o papel do conhecimento na sociedade a partir de algumas perspectivas teóricas. Para sua elaboração partiu-se dos seguintes problemas: como os conhecimentos plurais podem ser constituídos e evidenciados na Universidade? Qual a função do conhecimento em outras Epistemologias? A metodologia proposta é a dialógica, por meio da qual buscou-se discutir com os autores a temática do texto. As categorias de análise utilizadas para a elaboração do estudo foram “conhecimento” e “Universidade”. Os resultados obtidos neste estudo nos permitem compreender a Universidade como lócus de produção e disseminação de saberes emancipatórios e além disso, apontar para a necessidade de que o conhecimento configure-se como “pluriuniversitário”. É necessário confrontar a monocultura da ciência moderna com uma ecologia de saberes, na medida em que possa ser fundada no reconhecimento da pluralidade de conhecimentos heterogêneos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Salgado Cunha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista - 2019 - Atualmente. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Cursou doutoramento sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal, (2017), no Centro de Estudos Sociais, orientada pela Professora Teresa Cunha, pesquisando temáticas com enfoque em Universidade e Educação Popular. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa(2013). Pedagoga (2011) pela Universidade Federal de Viçosa. Foi professora professora substituta (2016) do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, atuando na área de gestão educacional , sociologia da educação e educação e sociedade. . Foi professora substituta (2013) e coordenadora do curso de Licenciatura para Graduados no Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais, câmpus de Muzambinho. Foi professora na Faculdade de Viçosa (2014), Minas Gerais, onde ministrou as disciplinas Currículo na Educação Básica, Avaliação Educacional e Múltiplas Linguagens na Educação infantil. Foi orientadora dos Estágios Supervisionados do curso de Pedagogia nas modalidades Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Atuando também no Programa de Apoio Educacional, realizando apoio pedagógico à docentes e discentes da instituição.

Raquel Arrieiro Vieira, Universidade Federal de São Carlos

Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, onde atua na linha de pesquisa Formação de Professores e outros agentes educacionais, e integrante do grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas (UFSCar). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2011), e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2014) em que investigou as implicações de uma política de avaliação externa (Prova Brasil) no trabalho docente, e, como esse processo de avaliação em larga escala influencia na realidade de escolas públicas do interior de uma cidade mineira.

Solange Cardoso, Universidade de Brasília

Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília(PPGE/FE/UNB), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto(2013). Cursou a graduação em Pedagogia(2005) e a pós-graduação Lato Sensu em Educação(2009) ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como professora substituta do Departamento de Educação/UFV, na área de Didática e Metodologia do Ensino, onde orientou e participou de bancas avaliadoras de trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na docência do Ensino Superior, com ênfase em Didática e Metodologia de Ensino. Já atuou como docente e orientadora de trabalhos de conclusão de curso na pós-graduação, professora do curso Normal Médio ? Educação Infantil, professora da Educação Infantil, coordenadora pedagógica e chefe do Departamento de Educação Secretaria Municipal de Educação na cidade de Viçosa-MG. As pesquisas e interesses estão relacionadas a temática que envolve a formação e profissão docente.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, p. 269-291, jul. 2015

DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. Lisboa: Actual, 2007

ELA, Jean-Marc. Investigação científica e Crise da racionalidade. 2012: Livro I, Edições Pedago – Coleção Reler África.

FRANCO, Maria Estela Dal Pai; LAUXEN, Sirlei de Lourdes; HARTMANN, Maria de Lourdes B. Formação profissional e educação superior: da supremacia da técnica à coexistência de lógicas, in GIANEZINI, K; LAUXEN, S. L.; VOLPATO, G.; FRANCO, M. E. D., Educação superior: políticas públicas e institucionais em perspectiva, Criciúma, Ed. UNESC, 2018

GIROUX, Henry A. O ensino superior debaixo de cerco: implicações para os intelectuais. In: PARASKEVA, João (Org.). Capitalismo académico. Mangualde: Edições Pedago, 2009. p. 37-58.

Biografia de Autores. Disponível em: http://www.ediçõespedago.pt. Acesso em: 30 nov. 2018.

MAGALHÃES, António. Cenários, dilemas e caminhos da educação superior europeia. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 623-647, jul./ dez. 2011.

MORIN, E. (2009). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Almeida, M.C. & Carvalho, E.A. (Org); 5a. ed., São Paulo: Cortez.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Nota Biográfica. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/pages/pt/livros.php. Acesso em: 30 nov. 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal – Das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: Novos Estudos nº 79. Nov 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. V.1. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência. 7. ed. – São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

UNESCO. Rumo às sociedades do conhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Cunha, A. L. S., Vieira, R. A., & Cardoso, S. (2021). Por outras epistemologias possíveis: conhecimento e sociedade. Perspectiva, 39(4), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70453