Evidências do conhecimento metacognitivo na tomada de decisão por ser professor de física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71487Resumo
O presente estudo investiga sujeitos que escolheram realizar um curso de licenciatura em Física a partir de experiências positivas em relação à disciplina durante o processo de formação na educação básica, especificamente, no ensino médio. O estudo foi guiado pelos seguintes questionamentos: em que contexto as experiências vivenciadas positivamente por estudantes da educação básica repercutem em escolhas conscientes por ser professor de Física? Em que grau aparecem (ou não) evidências do conhecimento metacognitivo na tomada de decisão de atuar como professor? Por escolhas conscientes, entendemos aquelas que são acompanhadas da avaliação dos próprios conhecimentos (conhecimentos metacognitivos); por experiências vivenciadas, entendemos as decorrentes de algo que impacte e influencie o sujeito. O objetivo do estudo é analisar a relação entre as experiências vivenciadas positivamente na educação básica e a ativação do conhecimento metacognitivo em estudantes que optam por realizar um curso de licenciatura em Física. O percurso metodológico envolveu duas etapas – sendo a primeira associada a um questionário aplicado a ingressantes do curso – e permitiu mapear aqueles que haviam optado por ele a partir de vivenciarem experiências positivas em relação à Física durante o ensino médio. Na segunda etapa, realizamos entrevistas com oito sujeitos com o objetivo de verificar se a opção pelo curso estava associada à evocação do pensamento metacognitivo e em que circuitarias isso ocorria. Os resultados permitiram identificar que as escolhas estão associadas aos conhecimentos metacognitivos ainda que em graus distintos dependendo do contexto em que a experiência positiva ocorreu.Referências
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