Estatística na educação básica: proposta de uma sequência didática elaborada na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e68396

Resumo

O presente texto refere-se ao estudo de uma sequência didática estruturada na forma de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a abordagem de Estatística no Ensino Fundamental, avaliando a sua pertinência em termos didáticos e como favorecedora da construção de conceitos estatísticos. Tal sequência didática proposta por Moreira (2011) está subsidiada, entre outras perspectivas teóricas, na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) na concepção de David Paul Ausubel. A UEPS foi estruturada em 40 períodos e envolveu o uso de algumas tendências em Educação Matemática tais como jogos, pesquisas, filmes, entre outros. A pesquisa, de cunho qualitativo e participante, toma como instrumentos para coleta de dados, os registros no diário de bordo da pesquisadora. Além disso, o estudo recorre as produções dos alunos no decorrer dos encontros, como instrumento de análise, especialmente a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa. Os resultados apontam para a viabilidade da proposta e demonstram a importância de aproximar os conteúdos ensinados na escola ao contexto dos alunos, levando em consideração os seus conhecimentos prévios.

Biografia do Autor

Scheila Montelli dos Santos, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal e SantaCatarina (UFSC). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

Santos, S. M. dos ., & Rosa, C. T. W. da . (2021). Estatística na educação básica: proposta de uma sequência didática elaborada na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Perspectiva, 39(4), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e68396