Estatística na educação básica: proposta de uma sequência didática elaborada na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e68396Resumo
O presente texto refere-se ao estudo de uma sequência didática estruturada na forma de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a abordagem de Estatística no Ensino Fundamental, avaliando a sua pertinência em termos didáticos e como favorecedora da construção de conceitos estatísticos. Tal sequência didática proposta por Moreira (2011) está subsidiada, entre outras perspectivas teóricas, na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) na concepção de David Paul Ausubel. A UEPS foi estruturada em 40 períodos e envolveu o uso de algumas tendências em Educação Matemática tais como jogos, pesquisas, filmes, entre outros. A pesquisa, de cunho qualitativo e participante, toma como instrumentos para coleta de dados, os registros no diário de bordo da pesquisadora. Além disso, o estudo recorre as produções dos alunos no decorrer dos encontros, como instrumento de análise, especialmente a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa. Os resultados apontam para a viabilidade da proposta e demonstram a importância de aproximar os conteúdos ensinados na escola ao contexto dos alunos, levando em consideração os seus conhecimentos prévios.
Referências
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2000.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicología Educativa: un punto de vista cognoscitivo. 2 ed. México, Editora Trillas, 1983.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2017.
CAMPOS, Celso Ribeiro; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti; JACOBINI, Otávio Roberto. Educação Estatística - Teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
CAZORLA, Irene Mauricio. OLIVEIRA, Marcelo Silva de. Para saber mais. In: CAZORLA, Irene Mauricio SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010. p. 113-144.
CAZORLA, Irene Mauricio et al. (Orgs). Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 1. ed. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017
LEAL, Glaucia. O desafio de ensinar. Mente e cérebro. São Paulo, edição especial, n. 26, p. 82, 2011.
LOPES, Celi Espasandin. O ensino da estatística e da probabilidade na Educação Básica e a formação dos professores. Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n74a05.pdf. Acesso em 12 abr. 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOREIRA, Marco Antônio. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID10/v1_n2_a2011.pdf. Acesso em 15 jan 2017.
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centuro, 2001.
MANASSI, N.P.; NUNES, C. S.; BAYER, A. Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) no contexto do ensino de matemática financeira. Educação Matemática Em Revista, Porto Alegre, v. 2, p. 54-62, 2014.
PAIS, Luis Carlos. Ensinar e aprender matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.
PIERI, Helena da Glória. Abordagem do conteúdo “ondas” no Ensino Médio na perspectiva CTS estruturada a partir dos três momentos pedagógicos. 2017. 115f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017.
SANTOS JUNIOR, Guataçara; WALICHINSKI, Danieli. O ensino de estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015.
VAN DE WALLE, John A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Trad. Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scheila Montelli dos Santos, Cleci Teresinha Werner da Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.