Educação científica e tecnológica e literatura: uma leitura de A Caverna de José Saramago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e77506

Resumo

Diversos autores têm indicado o potencial da articulação entre literatura e ciências. Concordando com essa perspectiva, neste artigo, temos como objetivo analisar as contribuições de um texto literário para a discussão de implicações sociais das ciências e tecnologias. Escolhemos como foco de análises um texto literário que não tem como intenção explícita a abordagem de temas de ciências. Esse tipo de abordagem, também proposta por outros autores, vem sendo tema de nossas pesquisas recentes. Compreendemos que, ao propor para o ensino de ciências a leitura de textos literários, abrimos espaço para contemplar a complexidade das relações sociais, localizando a ciência nesse contexto. No artigo, escolhemos como foco de nossa análise o livro A Caverna, de José Saramago. A escolha do texto se deu tendo em vista seu potencial para o desenvolvimento de discussões sobre as relações entre ciências e tecnologias e por possibilitar uma discussão crítica dos modos de produção e consumo fundados pela lógica capitalista. Além disso, o estudo permite aprofundar a compreensão da leitura como uma forma de autoria e aponta possíveis contribuições dessa perspectiva para pensar a leitura na educação em ciências.

Biografia do Autor

Patrícia Montanari Giraldi, Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora Associada vinculada ao Departamento de Metodologia de Ensino  da Universidade Feceral de Santa Catarina e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

Cecília Galvão, Universidade de Lisboa.

Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

Giraldi, P. M., & Galvão, C. (2021). Educação científica e tecnológica e literatura: uma leitura de A Caverna de José Saramago. Perspectiva, 39(2), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e77506

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, literatura e decolonialidade: caminhos para pensar a educação em ciências