Educação científica e tecnológica e literatura: uma leitura de A Caverna de José Saramago

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e77506

Abstract

Diversos autores têm indicado o potencial da articulação entre literatura e ciências. Concordando com essa perspectiva, neste artigo, temos como objetivo analisar as contribuições de um texto literário para a discussão de implicações sociais das ciências e tecnologias. Escolhemos como foco de análises um texto literário que não tem como intenção explícita a abordagem de temas de ciências. Esse tipo de abordagem, também proposta por outros autores, vem sendo tema de nossas pesquisas recentes. Compreendemos que, ao propor para o ensino de ciências a leitura de textos literários, abrimos espaço para contemplar a complexidade das relações sociais, localizando a ciência nesse contexto. No artigo, escolhemos como foco de nossa análise o livro A Caverna, de José Saramago. A escolha do texto se deu tendo em vista seu potencial para o desenvolvimento de discussões sobre as relações entre ciências e tecnologias e por possibilitar uma discussão crítica dos modos de produção e consumo fundados pela lógica capitalista. Além disso, o estudo permite aprofundar a compreensão da leitura como uma forma de autoria e aponta possíveis contribuições dessa perspectiva para pensar a leitura na educação em ciências.

Biografie autore

Patrícia Montanari Giraldi, Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora Associada vinculada ao Departamento de Metodologia de Ensino  da Universidade Feceral de Santa Catarina e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

Cecília Galvão, Universidade de Lisboa.

Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

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Pubblicato

2021-06-28

Come citare

Giraldi, P. M., & Galvão, C. (2021). Educação científica e tecnológica e literatura: uma leitura de A Caverna de José Saramago. Perspectiva, 39(2), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e77506

Fascicolo

Sezione

Dossiê Linguagem, literatura e decolonialidade: caminhos para pensar a educação em ciências