Gestão da qualidade de vida no trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e85292

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Qualidade de Vida no Trabalho Docente, Educação Superior

Resumo

A chegada da pandemia nos faz repensar o olhar para a qualidade de vida, inclusive em instituições de educação superior. Neste cenário, a docência sofre, diretamente, impacto no seu ambiente de trabalho, nas formas de se relacionar no processo de ensino-aprendizagem e no uso de novas ferramentas tecnológicas para a educação. O artigo aborda a qualidade de vida no trabalho docente. Este estudo tem por objetivo elaborar uma estrutura de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho Docente (G-QVTD) para uma Universidade Comunitária do sul do Brasil. O método desenvolvido utilizou o Design Science Research que busca o desenvolvimento de artefatos para solucionar problemas reais. Dentre os instrumentos para a coleta de dados utilizou-se grupos focais com lideranças estratégicas da instituição em foco. O campo empírico, objeto deste estudo, é uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os resultados são expressos em dez macroelementos, a saber: Políticas, Estratégia, Processos, Liderança, Estrutura, Recursos, Cultura, Recompensas, Resultados e Adaptabilidade. Este último macroelemento denota uma nova configuração no processo de entendimento na qualidade vida no trabalho decorrente dos novos cenários pandêmicos e pós-pandêmicos. As considerações finais apontam para a necessidade de definição de uma política institucional docente que apoie a estratégia e a implementação do arcabouço da organização alinhados à cultura organizacional.

Biografia do Autor

Henrique Guths, Universidade La Salle, Canoas/RS, Brasil

Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Docente e coordenador dos Cursos de graduação em Fisioterapia e Estética e Cosmética da Universidade Lasalle. Participante do grupo de pesquisa Gestão Educacional em diferentes contextos, da mesma instituição.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, Canoas/RS, Brasil

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do RS e possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Algarve. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional em diferentes contextos, da mesma instituição.

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

Guths, H. ., & Fossatti, P. (2023). Gestão da qualidade de vida no trabalho docente. Perspectiva, 41(1). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e85292