A formação docente voltada à diversidade étnico-racial nos Planos Nacional e Estadual de educação do Amazonas: impasses e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e87209

Palavras-chave:

Formação docente, Diversidade Étnico-racial, Planos Educacionais

Resumo

No âmbito dos direitos humanos, a educação para a cidadania é tida como mecanismo fundamental de inclusão e transformação social, especialmente em um estado como o Amazonas, caracterizado por abrigar uma variedade de etnias. Sendo assim, o presente artigo teve por objetivo discutir as diretrizes educacionais voltadas à formação docente para a promoção da diversidade étnico-racial nesse território. Para tanto, empreendeu-se pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental, no modelo ensaístico, analisando-se as disposições contidas no Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024) e no Plano Estadual de Educação do Amazonas (PEE/AM, 2015-2025), utilizando como bases teóricas, as considerações de autores como Saviani (2009; 2014), Candau (2012) e Freitas (2018). Findo o estudo, infere-se que a legislação específica é aquém do esperado, pois o PNE e o PEE/AM, vigente, pouco trazem sobre o tema em comento, quando deveria ser uma prioridade, pelo menos, dentre as políticas públicas estaduais. No entanto, o PEE/AM apenas repete o teor contido no PNE, trazendo de diferente, apenas, uma única estratégia destinada à formação docente para a diversidade étnico-racial. Assim, resta evidente a ausência de políticas públicas educacionais que forneçam aos professores, atuais e futuros, os subsídios necessários para a condução interdisciplinar das relações étnico-raciais no contexto escolar amazonense.

Biografia do Autor

Anaylle Queiroz Pinto, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil

Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2010). Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM (2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação (PPGE) - da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2021). Foi supervisora da área de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2018 - 2020). Atuou como docente orientadora do Programa Atividade Curricular de Extensão - PACE (2019). Possui experiência como coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE), com pesquisas, na área de Linguística Aplicada, relacionadas aos gêneros discursivos como estratégia de ensino-aprendizagem da leitura e escrita sob a perspectiva dialógica da linguagem. Professora efetiva de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC).

Natália dos Reis Martins, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil

Possui graduação licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima UFRR (2004). Mestrado em Docência em Educação Superior pela Universidad Nacional Experimental Rafael Maria Baralt UNERMB (2016). Cursando Pedagogia e estudante de mestrado em educação PPGE_UFAM. Tem experiência nas áreas de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistema, Populações e Comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e Microbiologia Médica. Na área de educação superior, experiência em Metodologia da Pesquisa.

Suzy Chrystine Vasques Guedes, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2010). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2010). Tem experiência na área da educação, com ênfase em Metodologia da Pesquisa, Educação à Distância e Educação Física Escolar.

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Católico de Vitória (2011). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Professor permanente e coordenador local (polo UFAM) do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Foi coordenador do Comitê Científico do GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (biênio 2020/2021). Atualmente é membro do mesmo Comitê Científico (biênio 2022/2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação física escolar, educação infantil, educação para a saúde.

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

Queiroz Pinto, A. ., dos Reis Martins, N., Vasques Guedes, S. C. ., & Machado de Oliveira, V. J. . (2023). A formação docente voltada à diversidade étnico-racial nos Planos Nacional e Estadual de educação do Amazonas: impasses e perspectivas. Perspectiva, 41(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e87209