Educação das relações étnico-raciais e os desafios para as políticas de ações afirmativas na atualidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e90655

Palabras clave:

Ações afirmativas, América Latina, Igualdade Racial, Apresentação dossiê

Resumen

Apresentação do dossiê Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas na América Latina e Caribe, Volume 42, nº 3, 2024, Revista Perspectiva, UFSC, Brasil

Biografía del autor/a

Jeane Vanessa Santos Silva, Universidad Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Brasil. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe, é mestra em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e doutora em Filosofia pelo Núcleo de Lógica e Epistemologia do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente realiza pesquisas nas áreas de Epistemologia, Filosofia Africana e Estudos Decoloniais.

Carlos Alberto Silva da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, SC, Brasil

Joana Célia dos Passos, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis Santa Catarina, Brasil.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei n. 12.711/2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 2012.

BRASIL. Portaria normativa n. 13, de 11 de maio de 2016. Dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, e dá outras providências, 2016b.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.

NIEROTKA, R. L.; TREVISOL, J. V. Ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul. 1. Ed. Chapecó, SC: Editora UFFS, 2019.

SANTOS. A. P. Itinerário das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro: dos ecos de Durban à Lei das Cotas. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, MG, v. 12, n. 2, p. 289 – 317, jul/dez. 2012.

TREVISOL, J. V.; NIEROTKA, R. L. Os jovens das camadas populares na universidade pública: acesso e permanência. Revista Katálysis. V, 19, p. 22 – 32, 2016.

Publicado

2024-12-11

Cómo citar

Silva, J. V. S., Silva, C. A. S. da, & Passos, J. C. dos. (2024). Educação das relações étnico-raciais e os desafios para as políticas de ações afirmativas na atualidade. Perspectiva, 42(3), 1–10. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e90655