Educação das relações étnico-raciais e os desafios para as políticas de ações afirmativas na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e90655Parole chiave:
Ações afirmativas, América Latina, Igualdade Racial, Apresentação dossiêAbstract
Apresentação do dossiê Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas na América Latina e Caribe, Volume 42, nº 3, 2024, Revista Perspectiva, UFSC, Brasil
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, 2018.
BRASIL. Lei n. 12.711/2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 2012.
BRASIL. Portaria normativa n. 13, de 11 de maio de 2016. Dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, e dá outras providências, 2016b.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.
NIEROTKA, R. L.; TREVISOL, J. V. Ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul. 1. Ed. Chapecó, SC: Editora UFFS, 2019.
SANTOS. A. P. Itinerário das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro: dos ecos de Durban à Lei das Cotas. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, MG, v. 12, n. 2, p. 289 – 317, jul/dez. 2012.
TREVISOL, J. V.; NIEROTKA, R. L. Os jovens das camadas populares na universidade pública: acesso e permanência. Revista Katálysis. V, 19, p. 22 – 32, 2016.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Jeane Vanessa Santos Silva, Carlos Alberto Silva da Silva, Joana Célia dos Passos

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
