Museus pedagógicos como recurso didático e epistemológico para a educação geográfica: uma proposta didática de cartografia com base nos pressupostos de modelagem na educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e91547Palavras-chave:
Prática pedagógica de geografia, Modelagem na Educação, Ensino com investigaçãoResumo
A integração dos conhecimentos teóricos e práticos, torna-se indispensável na construção do conhecimento e a interação entre estudantes, professores e métodos diversificados de ensino e de aprendizagem. Neste cenário, museus pedagógicos compõem-se importante recurso pedagógico e epistemológico ao ensino dos componentes curriculares, em especial de Geografia. O artigo procura compreender a importância dos museus pedagógicos como recurso educacional para o ensino de Geografia, a partir da experiência do Museu Pedagógico La Última Escuela, de Otones de Benjumea, Torreiglesias, Segóvia, Espanha. Apresenta-se uma proposta didática para o Ensino de Geografia, por meio do recurso didático/educacional e epistemológico que representa esse Museu. Para tanto, realiza-se a descrição/contextualização do Museu, a partir de visita realizada e uma proposta para Ensino de Cartografia fundamentada nos pressupostos da Modelagem na Educação. Percebeu-se a partir do estudo, que o museu pedagógico consiste em um recurso viável para o Ensino de Geografia à medida em medida, que são espaços que nos desafiam a vivenciar situações-problema, possibilitam informar, atualizar, conhecer, estudar e investigar os instrumentos pedagógicos e epistemológicos construídos e utilizados ao longo do tempo. A proposta didática a ser aplicada se constitui potencial recurso para o ensino de Geografia ao integrar ações que visam a aprendizagem com pesquisa e pode ser facilmente adaptada a outras realidades.
Referências
ALMEIDA, R. D. (org.). Cartografia escolar. 2. ed. São Paulo: Contexto. 2010.
ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto. 2001.
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 13. ed. São Paulo: Contexto. 2004.
ALMEIDA, A. M. O contexto do visitante na experiência museal: semelhanças e diferenças entre museus de ciência e de arte. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, 12(suplemento), p. 31-53, 2005.
BARBOSA, J. L. Geografia e cinema: em busca da aproximação e do inesperado. In: CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto. 2006. p. 109-133.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática no Ensino Fundamental. Blumenau: Edifurb. 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular- Educação é a base – Ensino Médio. Brasília, MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf>. Acesso em 21 out. 2022.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI. 2013.
BRAUN, A. M. S. Rompendo os muros da sala de aula: o trabalho de campo na aprendizagem de geografia. Ágora, v. 13, n. 1, p. 250-272, 30 nov. 2007.
CALLAI, H. C. Em busca de fazer educação geográfica. In: CALLAI et al. (orgs.). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. p. 15-33.
CALLAI, H. C. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. CASTROGIOVANNI et al. (orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS. 2003, p. 57-63.
CALLAI, H. C. A Geografia e a Escola: Muda a Geografia? Muda o Ensino? Revista Terra Livre, v.1, n. 16, p. 133-152, 2001.
CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia, São Paulo: Editora Contexto. 2011, p. 121-135.
CASTROGIOVANNI, A. C. Subir aos sótãos para descobrir a geografia. In: MARTINS, R. E. M. W.; TONINI I. M.: GOULART, L. B. (orgs.) Ensino de geografia no contemporâneo: experiências e desafios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. 2014. p. 85- 101.
CASTROGIOVANI, A. C. Et al (Org). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 5. ed. Porto Alegre: UFRGS/AGB, 2010.
CASTROGIOVANI, A. C. Et al (Org). O misterioso mundo que os mapas escondem. In: CASTROGIOVANNI, et al. (org.) Geografia em sala se aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre. 2003a.
CASTROGIOVANI, A. C. Et al (Org). E agora, como fica a o Ensino da geografia. In: CASTROGIOVANNI et al. (org.) Geografia em sala se aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre. 2003b.
CAVACO, G. O que é que são museus com qualidade pedagógica? O museu criativo como alternativa educação formal da criança. Cadernos de Sociomuseologia, América do Norte, 2009. n°25. 2006. p. 33-39. Disponivel em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/421. Acesso em: 21 out. 2022.
CAVALCANTI, L. S. Ensino de Geografia e Diversidade construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto. 2006.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus. 2007.
CAVALCANTI, L. S. O ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus. 2012.
CAVALCANTI, L. S.. A geografia escolar e a sociedade brasileira contemporânea. In: TONINI, et al. (orgs). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação. 2014. p.77-98.
CEREZO MANRIQUE, J. F.; CEREZO MANRIQUE, M.A. El Museo Pedagógico de Otones. Una Experiencia Rural en la Difusión del Patrimonio Educativo. Aula: Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca, n. 22, 2016. (Ejemplar dedicado a: Museísmo pedagógico). p. 53-68.
CLAVAL, P. Epistemologia da Geografia. Trad. Margareth de Castro Afeche Pimenta e Joana Afeche Pimenta; Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.
HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Los museos de la educación en España. In: FERNANDES, R.; FELGUEIRAS, M. (orgs.). A Escola Primaria: entre a imagem e a memória. Porto: Projecto Museu Vivo da Escola Primária. 2000. p. 94-104.
HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Museos Pedagógicosy Exposiciones Educativas en España en los inicios del siglo XXI. 2003. In /:V. Peña (coord.) I Foro Ibérico de Museísmo Pedagóxico. O museísmo pedagóxico en España e Portugal: itinerarios, experiencias e perspectivas. Actas. Santiago de Compostela: MUPEGA, Consellería de Educación e Ordenación Universitaria da Xunta de Galicia. 2003, p. 117-180.
JIMÉNEZ, M. Á. J. Museísmo pedagógico (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidad de Salamanca). Ávila, Espanha. 2015.
KAERCHER, N. A. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. 2003.
LOPES, E. M. T.; GALVÃO, A. O. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
NASCIMENTO, R. S. A hermenêutica de um mapa: a informação geográfica na materialização dos signos. In: MARTINS, R. E. M. W.; TONINI, I. M.; GOULART, L. B. (Orgs.). Ensino de geografia no contemporâneo: experiências e desafios Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014. p. 205-224.
NASCIMENTO, R. O objeto museal, sua historicidade: implicações na ação documental e na dimensão pedagógica do museu. 1998. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação). ULHT, Universidade Federal da Bahia. 1998.
PIVELLI, S. R. P. Análise do potencial pedagógico de espaços não-formais de ensino para o desenvolvimento da temática da biodiversidade e sua conservação. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/D.48.2006.tde-22062007-092500. Acesso em: 25 out. 2022.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. L.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Editora Cortez. 2007.
PONTUSCHKA, N. N. Geografia, Representações Sociais e Escola Pública. Terra Livre. São Paulo, n. 15, p. 145-154. 2000.
REIS, B. S. S. Expectativas dos professores que visitam o Museu da Vida. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, 2005.
SCHÄFFER, N. O. et al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2005.
SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto. 2012.
SILVA, K. R. S. Geografar, alfabetizar com fantoches, é só começar! 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Porto Alegre: UFRGS. 2011.
SIMIELLI, M. E. R et al. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia, n. 70, p. 17-30, 1990.
STRAFORINI, R. Ensinar geografia: O desafio da totalidade – mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adilson Tadeu Basquerote
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.