Bem-estar psicológico, atitudes em relação à escola e condutas perfeccionistas em adolescentes de um programa para talento matemático no Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e91910Palavras-chave:
Desenvolvimento do Talento Matemático, Bem-estar Psicológico, Atitudes hacia a Escola, PerfeccionismoResumo
O Programa de Iniciación Científica con énfasis en Matemática para Jóvenes Talentos, um programa avançado de enriquecimento educacional no Paraguai para o desenvolvimento de talentos matemáticos, aproxima estudantes talentosos as disciplinas científicas, ensinando-os a resolver problemas usando a lógica e a matemática. Para explorar o bem-estar psicológico em relação às atitudes em relação aos comportamentos escolares e perfeccionistas dos participantes do programa, esta pesquisa descritivo-correlacional foi realizada com 81 adolescentes de 13-18 anos (60,5% mulheres, 39,5% homens). Eles completaram a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes (BIEPS-J); Quase Perfeita Escala-Revisada (APS-R) e Pesquisa de Avaliação da Atitude Escolar-Revisada (SAAS-R). Análises descritivas, correlações de Pearson, análises de regressão linear múltipla e ANOVAs foram realizadas no software Jamovi. Foi encontrada uma relação positiva entre bem-estar psicológico e comportamentos perfeccionistas de alto padrão, uma relação negativa entre bem-estar psicológico e comportamentos perfeccionistas de discrepância, assim como uma relação positiva entre atitude em relação à escola e bem-estar psicológico. Análises de regressão linear múltipla indicaram que pontuações mais altas em padrões elevados e pontuações mais baixas em discrepância de metas podem prever o bem-estar psicológico geral. Assim, observa-se que este grupo de adolescentes matematicamente talentosos correlaciona a busca da excelência com um maior bem-estar.
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