Bem-estar psicológico, atitudes em relação à escola e condutas perfeccionistas em adolescentes de um programa para talento matemático no Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e91910

Palavras-chave:

Desenvolvimento do Talento Matemático, Bem-estar Psicológico, Atitudes hacia a Escola, Perfeccionismo

Resumo

O Programa de Iniciación Científica con énfasis en Matemática para Jóvenes Talentos, um programa avançado de enriquecimento educacional no Paraguai para o desenvolvimento de talentos matemáticos, aproxima estudantes talentosos as disciplinas científicas, ensinando-os a resolver problemas usando a lógica e a matemática. Para explorar o bem-estar psicológico em relação às atitudes em relação aos comportamentos escolares e perfeccionistas dos participantes do programa, esta pesquisa descritivo-correlacional foi realizada com 81 adolescentes de 13-18 anos (60,5% mulheres, 39,5% homens). Eles completaram a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes (BIEPS-J); Quase Perfeita Escala-Revisada (APS-R) e Pesquisa de Avaliação da Atitude Escolar-Revisada (SAAS-R). Análises descritivas, correlações de Pearson, análises de regressão linear múltipla e ANOVAs foram realizadas no software Jamovi. Foi encontrada uma relação positiva entre bem-estar psicológico e comportamentos perfeccionistas de alto padrão, uma relação negativa entre bem-estar psicológico e comportamentos perfeccionistas de discrepância, assim como uma relação positiva entre atitude em relação à escola e bem-estar psicológico. Análises de regressão linear múltipla indicaram que pontuações mais altas em padrões elevados e pontuações mais baixas em discrepância de metas podem prever o bem-estar psicológico geral. Assim, observa-se que este grupo de adolescentes matematicamente talentosos correlaciona a busca da excelência com um maior bem-estar.

Biografia do Autor

Maria Alexandra Vuyk Espinola, Aikumby Centro de Altas Capacidades y Creatividad, Assunção, Paraguai

Doutora em Psicologia de Aconselhamento pela Universidade do Kansas, Estados Unidos da América. Professora da Universidad Católica Nuestra Señora de la  Asunción, Paraguai

Liz Aurora Barrios Aguilar, Aikumby Centro de Altas Capacidades y Creatividad, Assunção, Paraguai

Master en Asuntos Públicos y Gobernabilidad por la Universidad Columbia del Paraguay. Economista por la Universidad Nacional de Asunción. Directora de Alianzas de Aikumby Centro de Altas Capacidades y Creatividad. Docente en la Universidad Nacional. Anterior Directora Ejecutiva de OMAPA, Organización Multidisciplinaria de Apoyo a Profesores y Alumnos. Coordinación de proyectos de investigación financiados por organismos nacionales e internacionales. Impulsora de formación en las áreas de STEM e investigación de niños, adolescentes y jóvenes desde la universidad y desde programas de desarrollo del talento. Diseño de materiales y programas educativos en ciencias y matemáticas.

Referências

ARANA, Fernán; KEEGAN, Eduardo; RUTSZTEIN, Guillermina. Adaptación de una medida multidimensional de perfeccionismo: la Almost Perfect Scale-Revised (APS-R). Revista Evaluar, Córdoba, v. 9, n. 1, p. 35-53, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.35670/1667-4545.v9.n1.463. Acesso em: 2 oct. 2018.

BARRIOS, Liz; CHAROTTI, Oscar; GÓMEZ PASQUALI, Gabriela. ¿Qué están haciendo en Paraguay durante la pandemia? Experiencia de OMAPA en la gestión de crisis por COVID 19. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, San José, v. 20, n. 1, p. 305-319, 2021. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/48513 Acesso em: 24 oct. 2022.

BARRIOS, Liz; VEGA, Richard; VUYK, Alexandra. Historias de vida de estudiantes con altas capacidades en Paraguay: Participantes de un programa especializado en matemáticas. Eureka, Asunción, v. 17, n. 1, p. 96-111, 2020. Disponível em: https://ojs.psicoeureka.com.py/index.php/eureka/article/view/114 Acesso em: 17 jul. 2020.

CASULLO, Martina; CASTRO, Alejandro. Evaluación del bienestar psicológico en estudiantes adolescentes argentinos. Revista de Psicología de la PUCP, Lima, v. 18, n. 1, p. 36-68, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.18800/psico.200001.002 Acesso em: 7 dez. 2020.

ESTIGARRIBIA, Héctor. Participación de Paraguay y de los países sudamericanos en las Olimpiadas Internacionales de Matemática. In: Sociedad Científica del Paraguay IV Encuentro de Investigadores, 2019, Asunción. Anais [...]. Asunción: [Editora], 2019. Pôster.

KEEGAN, Eduardo; ARANA, Fernán; DE ROSA, Lorena; GALARREGUI, Marina; LAGO, Adriana; MIRACCO, Mariana; PARTARRIEU, Andrés. Guía para perfeccionistas en problemas: Una intervención cognitivo conductual breve. Buenos Aires: Eudeba, 2017.

MCCOACH, Betsy; SIEGLE, Del. The School Attitude Assessment Survey-Revised: A new instrument to identify academically able students who underachieve. Educational and Psychological Measurement, [S.l.], v. 63, n. 3, p. 414-429, 2003. Disponível em: http://doi.org/10.1177/0013164402251057. Acesso em: 24 out. 2022.

MIÑANO PÉREZ, Pablo; CASTEJÓN COSTA, Juan Luis; GILAR CORBÍ, Raquel. Psychometric properties of the Spanish Adaptation of the School Attitude Assessment Survey-Revised. Psicothema, Madrid, v. 26, n. 3, p. 423-430, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.7334/psicothema2013.186. Acesso em: 24 out. 2022.

ORGANIZACIÓN MULTIDISCIPLINARIA DE APOYO A PROFESORES Y ALUMNOS; INSTITUTO DESARROLLO. Evaluación de Impacto de las Olimpiadas de Matemática en Paraguay: Informe Final. Asunción: OMAPA, 2014. Disponível em: https://www.omapa.org/document/evaluacion-de-impacto-de-las-olimpiadas-de-matematica-en-paraguay/. Acesso em: 25 out. 2022.

RICE, Kenneth; ASHBY, Jeffrey. An efficient method for classifying perfectionists. Journal of Counseling Psychology, [S.l.], v. 54, n. 1, p. 72-85, 2007. Disponível em: http://doi.org/10.1037/0022-0167.54.1.72. Acesso em: 24 out. 2022.

SLANEY, Robert; RICE, Kenneth; MOBLEY, Michael; TRIPPI, Joseph; ASHBY, Jeffrey. The revised Almost Perfect Scale. Measurement and Evaluation in Counseling and Development, [S.l.], v. 34, n. 3, p. 130-145, 2003. Disponível em: http://doi.org/10.1080/07481756.2002.12069030. Acesso em: 2 oct. 2018.

STOEBER, Joachim; OTTO, Kathleen. Positive conceptions of perfectionism: Approaches, evidence, challenges. Personality and Social Psychology Review, [S.l.], v. 10, n. 4, p. 295–319, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1207/s15327957pspr1004_2. Acesso em: 25 out. 2022.

STRICKER, Johannes; BUECKER, Susanne; SCHNEIDER, Michael; PRECKEL, Franzis. Intellectual giftedness and multidimensional perfectionism: a meta-analytic review. Educational Psychology Review, Suiza, v. 32, n. 2, p. 391-414, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10648-019-09504-1. Acesso em: 24 out. 2022.

SUBOTNIK, Rena; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; WORRELL, Frank. Rethinking giftedness and gifted education: A proposed direction forward based on psychological science. Psychological Science in the Public Interest, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 3-54, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1529100611418056. Acesso em: 6 out. 2020.

THE JAMOVI PROJECT. Jamovi. 2022. Disponível em: http://www.jamovi.org. Acesso em: 25 out. 2022.

VUYK, Alexandra; CODAS, Gerónimo. Perfeccionismo, flow y autoconcepto en adolescentes con altas capacidades. In: Sociedad Científica del Paraguay IV Encuentro de Investigadores, 2019, Asunción. Anais [...]. Asunción: [Editora], 2019. Pôster.

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Vuyk Espinola, M. A., & Barrios Aguilar, L. A. . (2023). Bem-estar psicológico, atitudes em relação à escola e condutas perfeccionistas em adolescentes de um programa para talento matemático no Paraguai. Perspectiva, 41(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e91910

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades/superdotação: pesquisas e práticas pedagógicas