Desenvolvimento dos talentos: uma análise das trajetórias a partir da percepção das crianças, das famílias e dos educadores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92230Palavras-chave:
Superdotação, Talentos, Excelência, Educação InclusivaResumo
Este artigo descreve trajetórias de desenvolvimento dos talentos de crianças e adolescentes nas áreas acadêmica, do desporto e artística, tomando as perspectivas das próprias crianças e dos adolescentes, de seus encarregados de educação e de seus professores. Foi finalidade do estudo uma análise dos processos conducentes ao desenvolvimento dos talentos, considerando as variáveis pessoais e contextuais de vida e educação. As nove crianças e adolescentes participantes do estudo foram indicadas por apresentar excelência na expressividade dos seus talentos. Os dados coletados pelas entrevistas apontam que o talento acadêmico está fortemente associado às altas capacidades cognitivas dessas crianças, enquanto o treinamento ou a prática deliberada está associada às crianças com talento na área do desporto e das artes. Nalguns casos, as crianças e os adolescentes sentem-se alvo de exclusão na escola, necessitando que os professores e o currículo escolar atendam às suas características e necessidades.
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