Desenvolvimento dos talentos: uma análise das trajetórias a partir da percepção das crianças, das famílias e dos educadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92230

Palavras-chave:

Superdotação, Talentos, Excelência, Educação Inclusiva

Resumo

Este artigo descreve trajetórias de desenvolvimento dos talentos de crianças e adolescentes nas áreas acadêmica, do desporto e artística, tomando as perspectivas das próprias crianças e dos adolescentes, de seus encarregados de educação e de seus professores. Foi finalidade do estudo uma análise dos processos conducentes ao desenvolvimento dos talentos, considerando as variáveis pessoais e contextuais de vida e educação. As nove crianças e adolescentes participantes do estudo foram indicadas por apresentar excelência na expressividade dos seus talentos. Os dados coletados pelas entrevistas apontam que o talento acadêmico está fortemente associado às altas capacidades cognitivas dessas crianças, enquanto o treinamento ou a prática deliberada está associada às crianças com talento na área do desporto e das artes. Nalguns casos, as crianças e os adolescentes sentem-se alvo de exclusão na escola, necessitando que os professores e o currículo escolar atendam às suas características e necessidades.

 

Biografia do Autor

Andrezza Belota Lopes Machado, Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. Professora da Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Inclusiva e o Aprender na Diversidade (UEA) e do Laboratório de Políticas, Pesquisa e Práticas Educacionais em Altas Habilidades/Superdotação-LAPEAHS. Membro do Comitê Gestor Comitê das Políticas de Inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas da Universidade do Estado do Amazonas. Membro do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Membro da Rede Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales/REINEVA. Membro da Associação Brasileira de Criatividade (CRIABRASILIS). Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp). Estudos e Pesquisas em: Educação de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação; Educação Inclusiva; Inclusão no Ensino Superior; Educação Especial; Neurociência e Aprendizagem; Processo Ensino-Aprendizagem.

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho, Portugal

Doutor em Psicologia pela Universidade do Porto, Portugal.

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Publicado

2023-10-18

Como Citar

Belota Lopes Machado, A., & Silva Almeida, L. (2023). Desenvolvimento dos talentos: uma análise das trajetórias a partir da percepção das crianças, das famílias e dos educadores. Perspectiva, 41(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92230

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades/superdotação: pesquisas e práticas pedagógicas