Como deve ser a formação dos tutores de estágio? Análise das expectativas e percepções de professores em formação de espanhol como língua estrangeira (ELE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93666

Palavras-chave:

Supervisores de estágio, Estágios de ensino, Formação de professores

Resumo

Numerosos programas de graduação, mestrado e pós-graduação para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira (ELE) incluem práticas de ensino para que os alunos, professores em formação (PF), apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos à prática de sala de aula. Uma figura importante no desenvolvimento dessas práticas é o supervisor, que geralmente é um professor encarregado de orientar e aconselhar o PF. No entanto, não há consenso quanto às funções do supervisor e à formação que deve ter para o desempenho profissional das suas funções. O objetivo deste artigo é entender melhor as expectativas e percepções dos PF em relação às práticas de ensino, focadas em ELE, mas extensíveis a outros programas de idiomas. Com base em dados anteriores de um grupo focal realizado com PF, supervisores e coordenadores de estágio e da pilotagem dos materiais gerados no projeto Erasmus+ "DCP_Tusele: desenvolvimento das competências pedagógicas do supervisor", realizamos um estudo piloto através de questionários aplicados ao PF, antes e depois da realização das práticas, tendo como foco a figura do supervisor. Assim, esta pesquisa traz a perspectiva do PF quanto ao acompanhamento que um supervisor de estágio deve realizar. No final, propomos alguns aspectos que devem ser contemplados na concessão de uma oferta formativa específica para supervisores de estágio e que girem em torno do seu papel de mediação pedagógica junto dos PF de forma a ajudá-los a tornarem-se profissionais reflexivos.

Biografia do Autor

Alma Laura Montes Hernández, Universidad de Guanajuato

Professor do Departamento de Línguas da Universidade de Guanajuato, no programa educacional de Bacharelado em Ensino de Espanhol como Segunda Língua, chefe das unidades de aprendizado voltadas para a prática docente. Mestre em Ensino de Espanhol como Segunda Língua e LE., Universidade de Barcelona. Participante no projeto Erasmus Plus 2019-2023.

Carmen Ramos Méndez, SDI München Internationale Hochschule

Professora de espanhol na Universidade de Línguas Aplicadas de Munique, onde dirige o Mestrado Internacional para Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (MA ELE). Além disso, é responsável pelo Centro de Inovação em Ensino e Aprendizagem. Desde 1987 é professora do ELE e desde 1998 se dedica à formação de professores e à pesquisa em ensino de línguas. É licenciada em Filologia pela Universidade de Salamanca e doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona. Suas linhas de pesquisa se concentram no pensamento de alunos e professores, inovação pedagógica na educação universitária e falantes de espanhol como língua de herança na Alemanha. Colabora com os grupos de pesquisa realTIC (Universidade de Barcelona) e ReALL (Universidade de Huelva).

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Montes Hernández, A. L., & Ramos Méndez, C. (2024). Como deve ser a formação dos tutores de estágio? Análise das expectativas e percepções de professores em formação de espanhol como língua estrangeira (ELE). Perspectiva, 42(1), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93666

Edição

Seção

Práticas de Ensino e a formação de futuros professores: reflexões, contribuições