Como deve ser a formação dos tutores de estágio? Análise das expectativas e percepções de professores em formação de espanhol como língua estrangeira (ELE)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93666Palavras-chave:
Supervisores de estágio, Estágios de ensino, Formação de professoresResumo
Numerosos programas de graduação, mestrado e pós-graduação para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira (ELE) incluem práticas de ensino para que os alunos, professores em formação (PF), apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos à prática de sala de aula. Uma figura importante no desenvolvimento dessas práticas é o supervisor, que geralmente é um professor encarregado de orientar e aconselhar o PF. No entanto, não há consenso quanto às funções do supervisor e à formação que deve ter para o desempenho profissional das suas funções. O objetivo deste artigo é entender melhor as expectativas e percepções dos PF em relação às práticas de ensino, focadas em ELE, mas extensíveis a outros programas de idiomas. Com base em dados anteriores de um grupo focal realizado com PF, supervisores e coordenadores de estágio e da pilotagem dos materiais gerados no projeto Erasmus+ "DCP_Tusele: desenvolvimento das competências pedagógicas do supervisor", realizamos um estudo piloto através de questionários aplicados ao PF, antes e depois da realização das práticas, tendo como foco a figura do supervisor. Assim, esta pesquisa traz a perspectiva do PF quanto ao acompanhamento que um supervisor de estágio deve realizar. No final, propomos alguns aspectos que devem ser contemplados na concessão de uma oferta formativa específica para supervisores de estágio e que girem em torno do seu papel de mediação pedagógica junto dos PF de forma a ajudá-los a tornarem-se profissionais reflexivos.
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