A invisibilidade da autodeclaração racial das crianças negras na educação infantil em tempo integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e94051

Palavras-chave:

Infância, Identidade racial, Educação infantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar o processo de autodeclaração racial das crianças matriculadas em um Centro Municipal de Educação Infantil em tempo integral, destacando a raça/cor, renda salarial e escolaridade de suas respectivas famílias. Para tanto, realiza uma análise documental de dados referentes às matrículas das crianças no Sistema de Gestão Escolar do município de Vitória - ES. Os resultados indicam que a autodeclaração racial não ocorre no contexto pesquisado, o que requer uma problematização do processo de identidade racial e da compreensão de uma experiência afro-centrada com as crianças na Educação Infantil, considerando o racismo estrutural presente na sociedade. A maior parte das famílias possuem o Ensino Fundamental incompleto e adquirem financeiramente entre R$ 261,00 e R$ 1300,00 por mês. Ainda, as crianças têm raça/cor declarada pelos adultos majoritariamente como negras, embora haja um número considerável de não declaradas. Nota-se a impossibilidade de compreender os dados de raça/cor sem a devida atenção às questões socioeconômicas e educacionais que os atravessam.

 

Biografia do Autor

Heloisa Ivone da Silva de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, ES, Brasil

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, ES, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura (IESC). 

Franceila Auer, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, ES, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, ES, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura (IESC). 

Kalinca Costa Pinto das Neves, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, ES, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, ES, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura (IESC). 

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, ES, Brasil

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, ES, Brasil. Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura (IESC). 

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Publicado

2023-09-21

Como Citar

Carvalho, H. I. da S. de, Auer, F., Neves, K. C. P. das, & Araújo, V. C. de. (2023). A invisibilidade da autodeclaração racial das crianças negras na educação infantil em tempo integral: . Perspectiva, 41(4), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e94051