Novo ensino médio: os itinerários formativos na rede de ensino do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94918

Palavras-chave:

Ensino Médio, Reforma do Currículo, Política Educacional

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais abrangente desenvolvida na rede estadual de ensino médio do Espírito Santo que acompanhou a implantação da reforma do ensino médio. Especificamente, este texto apresenta um retrato da organização dos itinerários formativos feita pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo a partir do mapeamento e da análise dos documentos produzidos em nível estadual como contribuição para os estudos sobre a aplicação de uma política educacional na prática. Os dados coletados informam um quadro geral da oferta dos itinerários formativos, que é de grande diversidade e desigualdade. No total de 78 municípios no estado, 22 possuem apenas uma escola, sendo que em cinco delas a oferta atende o mínimo legal de dois itinerários formativos. Ademais, 18 escolas estaduais ofertam somente um itinerário, o que contraria a legislação. A oferta do quinto itinerário formativo é predominante no estado, no qual a perspectiva da educação profissional está dissociada da formação geral, o que é um retrocesso em relação aos debates e políticas formuladas no passado recente do Brasil. Nossos estudos apontam que a reforma do ensino médio atualiza a Teoria do Capital Humano no século XXI, remetendo a uma maior dimensão interna/psique que busca a fabricação de subjetividades para o mercado; um ensino médio focado na formação de um individualismo baseado em valores e imagens ilusórias de um futuro promissor para estudantes situados nas franjas da sociedade.

Biografia do Autor

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Kefren Calegari dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduado em Filosofia e Educação Física. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Técnico em Assuntos Educacionais na função de Coordenador Geral de Ensino (Coordenadoria Geral de Ensino)  no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. 

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

Ferreira, E. B., & Santos, K. C. dos. (2024). Novo ensino médio: os itinerários formativos na rede de ensino do Espírito Santo. Perspectiva, 42(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94918

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua