Semeando vento...: um universo de discussão sobre formação de professores no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96590Palavras-chave:
Formação de professores, Produção científica, SCIELOResumo
A promulgação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996) protagonizou um avanço nos estudos relacionados à formação docente no Brasil. Desde então, demandas políticas e intelectuais reforçaram indagações que permitiram a expansão do campo. Como resultado, um considerável volume de estudos concentra-se sobre a temática. Diante desse cenário, o presente artigo tem por objetivo situar a produção acadêmica sobre formação de professores. Para tanto, sopesamos 3.333 artigos científicos disponibilizados na plataforma Scientific Electronic Library Online (SCIELO). A partir da investigação, fundamentada nas contribuições de Laurence Bardin (2000), quanto à Análise de Conteúdo, traçamos um cenário do campo de pesquisas. No montante de publicações estudadas, foram observados os seguintes dados: palavras-chave, ano de publicação, vinculação institucional, recorte temporal, recorte espacial e local de publicação dos periódicos. Esta investigação permitiu compreender algumas especificidades da área de estudos: a discussão sobre a formação de professores voltada ao Ensino Superior é tão significativa quanto aquela voltada para a preparação inicial dos docentes que atuarão na Educação Básica. Percebe-se, ainda, uma peculiaridade na produção relativa à formação de docentes destinados à Educação Básica: a maior parte dos estudos disponíveis no SCIELO se volta para a formação geral, a menor parte se ocupa com a formação de professores para os diferentes componentes curriculares que compõem a Educação Básica.
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