Semeando vento...: um universo de discussão sobre formação de professores no Brasil

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96590

Schlagworte:

Formação de professores, Produção científica, SCIELO

Abstract

A promulgação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996) protagonizou um avanço nos estudos relacionados à formação docente no Brasil. Desde então, demandas políticas e intelectuais reforçaram indagações que permitiram a expansão do campo. Como resultado, um considerável volume de estudos concentra-se sobre a temática. Diante desse cenário, o presente artigo tem por objetivo situar a produção acadêmica sobre formação de professores. Para tanto, sopesamos 3.333 artigos científicos disponibilizados na plataforma Scientific Electronic Library Online (SCIELO). A partir da investigação, fundamentada nas contribuições de Laurence Bardin (2000), quanto à Análise de Conteúdo, traçamos um cenário do campo de pesquisas. No montante de publicações estudadas, foram observados os seguintes dados: palavras-chave, ano de publicação, vinculação institucional, recorte temporal, recorte espacial e local de publicação dos periódicos. Esta investigação permitiu compreender algumas especificidades da área de estudos: a discussão sobre a formação de professores voltada ao Ensino Superior é tão significativa quanto aquela voltada para a preparação inicial dos docentes que atuarão na Educação Básica. Percebe-se, ainda, uma peculiaridade na produção relativa à formação de docentes destinados à Educação Básica: a maior parte dos estudos disponíveis no SCIELO se volta para a formação geral, a menor parte se ocupa com a formação de professores para os diferentes componentes curriculares que compõem a Educação Básica.

Autor/innen-Biografien

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado História pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói/RJ, Brasil (1994), graduação em Licenciatura História pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói/RJ, Brasil (1994), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil (2006). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil, onde atua na Faculdade de História e no Programa de História Social da Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia colonial, história indígena e do indigenismo, história da ciência, história da educação e ensino de história.

Andrei Lucas Reis Vasconcelos, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em História. Durante a graduação, foi aluno incluído no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFPA) - Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil, sob orientação do Prof. Dr. Mauro Cezar Coelho. Pesquisa a formação de professores em História.

Italo Luís Souza de Souza, Universidade Federal do Pará

Licenciado em História pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil (2022). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Possui pesquisa financiada com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Durante a graduação, integrou em 3 oportunidades o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará sob orientação do Prof. Dr. Mauro Cezar Coelho. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA) - UFPA. Integra a comunidade ampla do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI) - UFRRJ. Possui foco de pesquisa em Ensino de História, Formação de professores de História, Currículo de História e História Regional.

Literaturhinweise

AGUIAR, Marcia et al. Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo de formação do profissional da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 819-842, out. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sckL7kBHbJtY3VnqMNTFVQf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 out. 2023.

ANDRÉ, Marli E. de. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação (PUCRS. Impresso), v. 33, p. 06-18, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 1 nov. 2023.

ANDRÉ, Marli et al. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, n. 68, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TJLC6dqDhsWxMMmYs8pkJJy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 out. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Capa Edições 70, 2000.

BÍBLIA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2ª Edição. Barueri - SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

BORGES, Maria C.; AQUINO, Orlando F.; PUENTES, Roberto V. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 42, p. 94–112, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639868. Acesso em: 31 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 out. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997 (ver, especialmente, p. 29-31). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: 2018, p. 397-402. Acesso em: 15 out. 2023.

CARVALHO, Raquel A. de; SHIGUNOV NETO, Alexandre. Panorama da pesquisa sobre formação de professores no Brasil presente em periódicos da área de educação: análise da produção acadêmica entre os anos de 2000 e 2016. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 5, n. 4, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1258. Acesso em: 23 jul. 2024.

CERRI, Luis F. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

CHALUH, Laura N. Professora e pesquisadora: um encontro na sala de aula. Pro-Posições, v. 20, p. 225-239, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/QLPyPqf8m9Xssy9LWJPvFnm/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 2 nov. 2023.

COELHO, Mauro C.; BICHARA, Taissa. Ensino de história: uma incursão pelo campo. In: MONTEIRO, Ana M.; RALEJO, Adriana (orgs.). Cartografias da pesquisa em ensino de história. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.

COELHO, Wilma de N. Educação, história e problemas: Cor e preconceito em discussão. Belo Horizonte: Mazza Edições. 2012.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES nº 10, de 11 de março de 2002a. Dispõe sobre o credenciamento, transferência de mantença, estatutos e regimentos de instituições de Ensino Superior, autorização de cursos de graduação, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, normas e critérios para supervisão do Ensino Superior do Sistema Federal de Educação Superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/reso10.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES nº 2, de 13 de agosto de 1997. Fixa o prazo para adaptação dos estatutos e regimentos das instituições de Ensino Superior do sistema federal de ensino à Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces02_97.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002b. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 30 dez. 2022.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 out. 2022.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 out. 2022.

CUNHA, Maria. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, v. 39, 2013. DOI 10.1590/S1517-97022013005000014. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/xR9JgbzxJggqLZSzBtXNQRg/abstract/?lang=pt . Acesso em 20 nov. 2023.

GATTI, Bernardete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002.

GATTI, Bernardete A.; BERNARDES, Nara. Concluintes de curso de formação de professores a nível de 2º grau: avaliação de habilidades. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 20, p. 39-110, 1977. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1734. Acesso em: 4 nov. 2023.

GOMES, Nilma L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e pesquisa, v. 29, n. 01, p. 167-182, 2003. DOI 10.1590/S1517-97022003000100012. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/sGzxY8WTnyQQQbwjG5nSQpK/abstract/?lang=pt . Acesso em 12 nov. 2023.

GONÇALVES, Nadia. Produção sobre Ensino de História em periódicos acadêmicos brasileiros. In: MONTEIRO, Ana Maria.; RALEJO, Adriana (Orgs.). Cartografias da pesquisa em ensino de história. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.

GOUVEIA, Aparecida J. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.1, n.1, 1971. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0100-15741971000100001&script=sci_abstract. Acesso em: 10 out. 2023.

LIBÂNEO, José C. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 13, n. 31, p. 743–774, 2021. DOI 10.58422/repesq.2021.e1189. Disponível em https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1189 . Acesso em 16 jan. 2023.

LIBÂNEO, José C.; PIMENTA, Selma. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, p. 239-277, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GVJNtv6QYmQY7WFv85SdyWy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 set. 2023.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARQUES, Carlos Alberto. PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Fóruns das Licenciaturas em universidades brasileiras: construindo alternativas para a formação inicial de professores. Educação & Sociedade, Campinas, n. 78, 2002. DOI 10.1590/S0101-73302002000200010 Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/ttSM9xD7xmFYKKBQrfVzsYB/abstract/?lang=pt . Acesso em 15 out. 2022.

MARTINS, Ruth B. Do papel ao digital: trajetória de duas revistas científicas brasileiras. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação). Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. 175 f. DOI 10.1590/S0104-59702003000200019. Disponível em https://www.scielo.br/j/hcsm/a/mj9HxYLPsR7J5xDpFgkvhQv/?lang=pt . Acesso em 4 out. 2023.

MENEGHINI, Rogério. Avaliação da Produção Científica e o Projeto SciELO. Ci. Inf. Brasília, v. 27, n. 2, p. 219-220, maio/ago. 1998. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/807. Acesso em: 13 nov. 2023.

MENEGHINI, Rogério. O projeto Scielo (Scientific Electronic Library on Line) e a visibilidade da literatura científica" Periférica". Química Nova, v. 26, n. 2, 2003. DOI 10.1590/S0100-40422003000200001. Disponível em https://www.scielo.br/j/qn/a/hQndsQRrWmbXGw9KXsBwKKp/?lang=pt . Acesso em 23 jul. 2024.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018, p. 397-402. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 jul. 2024.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.

MONTEIRO, Ana M. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 74, 2001. DOI 10.1590/S0101-73302001000100008. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/nwRZTFrzmqZNVRrYK6hw3wK/abstract/?lang=pt . Acesso em 12 nov. 2023.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PACKER, Abel L.; MENEGHINI Rogério. A vez dos periódicos de qualidade do Brasil [online]. SciELO em Perspectiva, 2017. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2017/11/08/a-vez-dos-periodicos-de-qualidade-do-brasil/. Acesso em: 22 out. 2022.

PACKER, Abel. et. al. SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 2, p. 109-121, maio/ago. 1998. DOI 10.1590/S0100-19651998000200001. Disponível em https://www.scielo.br/j/ci/a/XhRCDr87m5VTswK5WtNdYzL/abstract/?lang=pt . Acesso em 6 out. 2023.

PIMENTA, S. G. Pedagogia, ciência da educação?. São Paulo: Cortez, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas: Autores Associados, 2000.

ZAINKO, Maria. Políticas de formação de professores na universidade pública: uma análise de necessidades, entre o local e o global. Educar em Revista, v. 37, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40602010000200008&script=sci_abstract. Acesso em: 11 nov. 2023.

Veröffentlicht

2024-09-26

Zitationsvorschlag

Coelho, M. C., Vasconcelos, A. L. R., & Souza, I. L. S. de. (2024). Semeando vento.: um universo de discussão sobre formação de professores no Brasil. Perspectiva, 42(3), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96590

Ausgabe

Rubrik

Artigos de Demanda Contínua