O aprendizado sob a perspectiva da fenomenologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e97780

Palavras-chave:

Educação , Aprendizado, Fenomenologia

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever fenomenologicamente o aprendizado humano como objeto intencional. O resultado aponta para uma pluralidade de sentidos do aprendizado que emergem a partir de uma abordagem sem pressupostos. Isso contrasta com as características antifenomenológicas de um sistema educacional voltado para o pragmatismo e a instrumentalização do aprendizado. A metodologia fenomenológica é o fundamento para este estudo e ela não se limita à abordagem transcendental, uma vez que a análise descritiva é correlacionada ao mundo da vida. Parte-se de uma revisão crítica do principal conceito da fenomenologia, o da intencionalidade. A pluralidade de sentidos de um objeto intencional é resultado de um princípio desta metodologia, a pesquisa não gira em torno do que é o objeto, mas em torno de como o objeto se manifesta à consciência. As diversas modalidades de aparição do aprendizado como objeto intencional são descritas como um despertar. Como pesquisa da realidade pré-predicativa, a abordagem não se restringe ao aprendizado dentro da formalidade institucional, o que implicaria abordá-lo na atitude natural. O aprendizado considerado como objeto intencional revela as modalidades de inserção do eu no mundo. Essas modalidades de inserção do eu se manifestam concatenadas ao mundo da vida. Quando o aprendizado é submetido a um sistema de padronização, ocorre uma colonização do mundo da vida. Para a fenomenologia, o aprendizado é o fator de qualidade da presença do eu no mundo, por isso a importância de sua compreensão como objeto intencional.

Biografia do Autor

Jonas Bach Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil (2012). Pós-Doutor em Educação (Unicamp/2015). Mestre em Educação (UFPR/2007). Licenciado em Pedagogia e Filosofia.

Referências

ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica: princípios e fundamentos. São Paulo: Blucher, 2021.

BIESTA, Gert. La buona educazione in un’epoca di misurazioni: sulla necessitá di recuperar la questione dello scopo dell’educare. EncycloPaideia - Journal of Phenomenology and Education, v. 27, n. 1S, p. 9-20, 2023.

BRENTANO, Franz. Descriptive psychology. New York: Routledge, 2002.

BRINKMANN, Malte. Phenomenological research in education: a systemic overview of German phenomenological pedagogy from the beginning up to day. EncycloPaideia - Journal of Phenomenology and Education, v. 45, p. 96-114, 2016.

BRINKMANN, Malte. Was ist phänomenologische Erziehungswissenschaft? Berlim: Humboldt - Universität zu Berlin, 2021. Disponível em https://www.erziehungswissenschaften.hu-berlin.de/de/allgemeine/forschung-1/phaenomenologische-erziehungswissenschaft/was-ist-phaenomenologische-erziehungswissenschaft. Acesso em 23 nov. 2023.

BRUZZONE, Daniele. Rediscovering the meaning of education: the aims of teaching in an era of “learnification”. EncycloPaideia - Journal of Phenomenology and Education, v. 27, n. 1S, p. 1-4, 2023.

CERBONE, David. Fenomenologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

DEPRAZ, Natalie; GYEMANT, Maria; DESMIDT, Thomas. Situating generative first-person analysis within neuro-, micro-, cardio- and transcendental phenomenology. Constructivist Foundations, v. 12, n. 2, p. 214-218, 2017.

DREYFULS, Hubert L.. Skillful coping: essays on the phenomenology of everyday perception and action. Oxford (Inglaterra): Oxford University Press, 2016.

FELLMANN, Ferdinand. Phänomenologie zur Einführung. Hamburg: Junius Verlag, 2015.

FIDALGO, António Carreto. O realismo da fenomenologia de Munique. Covilhã (Portugal): Universidade da Beira Interior, 2011.

FISCHER, Aloys. Deskriptive Pädagogik. In: RUTT, T. (Org.) Aloys Fischer. Ausgewählte pädagogische Schriften. Paderborn (Alemanha): Schöningh, 1961, p. 137-154.

HABERMAS, Jürgen. Teoria da ação comunicativa: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Editora Unesp, 2022.

HUSSERL, Edmund. Logische Untersuchungen. Zweiter Band, erster Teil. Untersuchungen zur Phänomenologie und Theorie der Erkenntnis. The Hagen (Holanda): Martinus Nijhoff Publishers, 1984.

HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas: segundo volume, parte I: investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

MEYER-DRAWE, Käte. Diskurse des Lernens. Leiden, The Netherlands: Brill, 2019.

MORTARI, Luigina; VALBUSA, Federica; UBBIALI, Marco; BOMBIERI, Rose. The empirical phenomenological method: theoretical foundation and research applications. Social Sciences, v. 12, n. 413, p. 1-22, 2023.

SICHELERO, Junior J. A atitude hermenêutica na educação. Ijuí (RS): Editora Unijuí, 2022.

STEIN, Ernildo. Mundo vivido: das vicissitudes e dos usos de um conceito da fenomenologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

TSAI, Jiann-Horng. Zur Theorie der Moderne bei Habermas. Orientadora: Prof. Dr. Christiane Bender. 2009. 414 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Ruprecht-Karls-Universität, Heidelberg (Alemanha), 2009.

VOGT, Jürgen. Der schwankende Boden der Lebenswelt: Studien zu den handlungstheoretischen und ästhetischen Grundlagen einer phänomenologischen Musikpädagogik. Würzburg (Alemanha): Königshausen & Neumann, 2001.

ZAHAVI, Dan. Husserl’s phenomenology. Stanford (EUA): Stanford University Press, 2003.

ZAHAVI, Dan. Fenomenologia para iniciantes. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Bach Junior, J. (2025). O aprendizado sob a perspectiva da fenomenologia. Perspectiva, 43(2), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e97780