O aprendizado sob a perspectiva da fenomenologia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e97780Schlagworte:
Educação , Aprendizado, FenomenologiaAbstract
Este estudo tem como objetivo descrever fenomenologicamente o aprendizado humano como objeto intencional. O resultado aponta para uma pluralidade de sentidos do aprendizado que emergem a partir de uma abordagem sem pressupostos. Isso contrasta com as características antifenomenológicas de um sistema educacional voltado para o pragmatismo e a instrumentalização do aprendizado. A metodologia fenomenológica é o fundamento para este estudo e ela não se limita à abordagem transcendental, uma vez que a análise descritiva é correlacionada ao mundo da vida. Parte-se de uma revisão crítica do principal conceito da fenomenologia, o da intencionalidade. A pluralidade de sentidos de um objeto intencional é resultado de um princípio desta metodologia, a pesquisa não gira em torno do que é o objeto, mas em torno de como o objeto se manifesta à consciência. As diversas modalidades de aparição do aprendizado como objeto intencional são descritas como um despertar. Como pesquisa da realidade pré-predicativa, a abordagem não se restringe ao aprendizado dentro da formalidade institucional, o que implicaria abordá-lo na atitude natural. O aprendizado considerado como objeto intencional revela as modalidades de inserção do eu no mundo. Essas modalidades de inserção do eu se manifestam concatenadas ao mundo da vida. Quando o aprendizado é submetido a um sistema de padronização, ocorre uma colonização do mundo da vida. Para a fenomenologia, o aprendizado é o fator de qualidade da presença do eu no mundo, por isso a importância de sua compreensão como objeto intencional.
Literaturhinweise
ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica: princípios e fundamentos. São Paulo: Blucher, 2021.
BIESTA, Gert. La buona educazione in un’epoca di misurazioni: sulla necessitá di recuperar la questione dello scopo dell’educare. EncycloPaideia - Journal of Phenomenology and Education, v. 27, n. 1S, p. 9-20, 2023.
BRENTANO, Franz. Descriptive psychology. New York: Routledge, 2002.
BRINKMANN, Malte. Phenomenological research in education: a systemic overview of German phenomenological pedagogy from the beginning up to day. EncycloPaideia - Journal of Phenomenology and Education, v. 45, p. 96-114, 2016.
BRINKMANN, Malte. Was ist phänomenologische Erziehungswissenschaft? Berlim: Humboldt - Universität zu Berlin, 2021. Disponível em https://www.erziehungswissenschaften.hu-berlin.de/de/allgemeine/forschung-1/phaenomenologische-erziehungswissenschaft/was-ist-phaenomenologische-erziehungswissenschaft. Acesso em 23 nov. 2023.
BRUZZONE, Daniele. Rediscovering the meaning of education: the aims of teaching in an era of “learnification”. EncycloPaideia - Journal of Phenomenology and Education, v. 27, n. 1S, p. 1-4, 2023.
CERBONE, David. Fenomenologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
DEPRAZ, Natalie; GYEMANT, Maria; DESMIDT, Thomas. Situating generative first-person analysis within neuro-, micro-, cardio- and transcendental phenomenology. Constructivist Foundations, v. 12, n. 2, p. 214-218, 2017.
DREYFULS, Hubert L.. Skillful coping: essays on the phenomenology of everyday perception and action. Oxford (Inglaterra): Oxford University Press, 2016.
FELLMANN, Ferdinand. Phänomenologie zur Einführung. Hamburg: Junius Verlag, 2015.
FIDALGO, António Carreto. O realismo da fenomenologia de Munique. Covilhã (Portugal): Universidade da Beira Interior, 2011.
FISCHER, Aloys. Deskriptive Pädagogik. In: RUTT, T. (Org.) Aloys Fischer. Ausgewählte pädagogische Schriften. Paderborn (Alemanha): Schöningh, 1961, p. 137-154.
HABERMAS, Jürgen. Teoria da ação comunicativa: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Editora Unesp, 2022.
HUSSERL, Edmund. Logische Untersuchungen. Zweiter Band, erster Teil. Untersuchungen zur Phänomenologie und Theorie der Erkenntnis. The Hagen (Holanda): Martinus Nijhoff Publishers, 1984.
HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas: segundo volume, parte I: investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
MEYER-DRAWE, Käte. Diskurse des Lernens. Leiden, The Netherlands: Brill, 2019.
MORTARI, Luigina; VALBUSA, Federica; UBBIALI, Marco; BOMBIERI, Rose. The empirical phenomenological method: theoretical foundation and research applications. Social Sciences, v. 12, n. 413, p. 1-22, 2023.
SICHELERO, Junior J. A atitude hermenêutica na educação. Ijuí (RS): Editora Unijuí, 2022.
STEIN, Ernildo. Mundo vivido: das vicissitudes e dos usos de um conceito da fenomenologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
TSAI, Jiann-Horng. Zur Theorie der Moderne bei Habermas. Orientadora: Prof. Dr. Christiane Bender. 2009. 414 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Ruprecht-Karls-Universität, Heidelberg (Alemanha), 2009.
VOGT, Jürgen. Der schwankende Boden der Lebenswelt: Studien zu den handlungstheoretischen und ästhetischen Grundlagen einer phänomenologischen Musikpädagogik. Würzburg (Alemanha): Königshausen & Neumann, 2001.
ZAHAVI, Dan. Husserl’s phenomenology. Stanford (EUA): Stanford University Press, 2003.
ZAHAVI, Dan. Fenomenologia para iniciantes. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Jonas Bach Junior

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
