Interculturalidade crítica na formação de professoras(es) de ciências da natureza: um legado da cooperação brasileira em Timor-Leste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66307

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer à reflexão algumas questões e possibilidades de formação de professoras(es) na área de Ciências da Natureza, emergentes dos processos de implementação do Projeto de Acompanhamento do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP), realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tais questões apontam para a importância de reconhecer a diversidade cultural em sala de aula, além de propor uma compreensão de cultura, para, então, pautar a importância da interculturalidade crítica e das práticas formativas decoloniais. Metodologicamente, trata-se de um texto de cunho teórico-empírico, alicerçado na análise de uma experiência no âmbito da cooperação educacional brasileira em Timor-Leste, em que se articula a problematização das formações de cunho assistencialista, pouco dialógica e sem foco nas intersubjetividades das(os) participantes. Como principais considerações, ascenderam a necessidade/oportunidade de entendimento das questões ligadas à compreensão da interculturalidade crítica como conceito associado às práticas pedagógicas em variados contextos, para além dos proporcionados pelas cooperações Sul-Sul. Nesse sentido, aponta-se para a superação de uma noção ingênua e aparentemente transparente de que as relações entre culturas se isolam das relações pedagógicas. Assim, os contextos formativos de professoras(es) como o PQLP põem em pauta o reconhecimento de que os processos de globalização exigem uma transcendência do alcance nacional ou étnico, a fim de contemplar as relações interculturais em todas as esferas de produção de conhecimento, dentre as quais a escola como instituição.

Biografia do Autor

Patrícia Barbosa Pereira, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação, no qual atua nos cursos graduação em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Nesta instituição é também credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de Pesquisa "Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação", e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, nas linhas "Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática" e "Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem, Estudos Decoloniais e Interculturalidade no Ensino de Ciências/Biologia. Nos últimos anos tem também se dedicado à formação inicial e continuada de professores de Ciências e/ou Biologia, participado de projetos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, além do ensino dessas mesmas disciplinas, nos níveis Médio e Fundamental de ensino.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Pereira, P. B. (2021). Interculturalidade crítica na formação de professoras(es) de ciências da natureza: um legado da cooperação brasileira em Timor-Leste. Perspectiva, 39(2), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66307

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, literatura e decolonialidade: caminhos para pensar a educação em ciências