(Pre)textos para pensar a cooperação educacional em Timor-Leste: algumas referências para o internacionalismo solidário
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p390Resumo
Neste artigo apresenta-se o perfil de cooperantes brasileiros na formação de professores de Timor-Leste. Parte-se de um projeto maior, no âmbito do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP), gerido pela Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2009. Na intenção de melhor compreender essa cooperação internacional, inicia-se este texto com entendimentos sobre as condições de produção de alguns meandros do contexto histórico-político e sociocultural em que a mesma ocorre. A pesquisa envolve o estudo de documentos e análises de discurso de brasileiros que atuaram em Timor-Leste. Além disso, propõem-se explicitar alguns limites, possibilidades e avanços em na trajetória dos pesquisadores como atuantes, incluindo-se os desafios para desenhar algumas referências mais adequadas. Nessas análises, as problematizações envolvendo a colonialidade do saber/poder, as atuações assistencialistas, a consolidação da paz, entre outras, animam reflexões que podem ser bem vindas em futuras cooperações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.