Letramento digital no contexto da educação de jovens e adultos: tecendo redes de conhecimentos para o processo ensino-aprendizagem

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67798

Abstract

O presente texto, nasce de uma pesquisa realizada em um colégio da rede estadual de Salvador, no intuito de compreender as contribuições do letramento digital tem para o processo ensino-aprendizagem da EJA, tendo em vista que as tecnologias estão presentes nos espaços escolares e se constituem em importantes instrumentos de informação, de comunicação e apropriação de saberes para  os estudantes que estudam nessa modalidade educacional, uma vez que os mesmos estão inseridos no contexto de uma sociedade tecnológica e, portanto, torna-se necessário pensar práticas pedagógicas que possibilitem por meio da utilização das tecnologias, a autoria e o protagonismo desses estudantes. A pesquisa toma por base a abordagem qualitativa, e no que se refere à sua natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada e descritiva. Entre os principais resultados, aponta-se de que as tecnologias podem potencializar o processo ensino-aprendizagem se os sujeitos que fazem parte desse processo forem protagonistas de suas aprendizagens.

 

Palavras-Chave: Tecnologias; Educação de Jovens e Adultos; Ensino-Aprendizagem

Autor/innen-Biografien

Jocenildes Zacarias Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós- Doutorado em Educação e Infância (2017). Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) . Professora da Universidade do Estado da Bahia -Campus I- Salvador. Professora do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos- MPEJA. Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Infância, Linguage, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação-GELITIC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFANCIA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GESTÃO, ORGANIZAÇÃO, TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práxis pedagógica, tecnologias, educação, interatividade e rede, linguagem e Infância e EJA. Parecerista da Editora EDUFBa (2017). Parecerista Ad Hoc do Comitê de Avaliação da PROEX ( UNEB (2016-2017). Coordenadora do curso de Pedagogia - UAB/UNEB/UNEAD.

Márcia Tereza Fonseca Almeida, Universidade do Estado da Bahia, UNEB

Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB

José Humberto Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

Sidneya Magaly Gaya, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina,  UFSC

 

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Veröffentlicht

2021-03-03

Zitationsvorschlag

Santos, J. Z., Almeida, M. T. F., Silva, J. H., & Gaya, S. M. (2021). Letramento digital no contexto da educação de jovens e adultos: tecendo redes de conhecimentos para o processo ensino-aprendizagem. Perspectiva, 39(1), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67798