Letramento digital no contexto da educação de jovens e adultos: tecendo redes de conhecimentos para o processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67798Abstract
O presente texto, nasce de uma pesquisa realizada em um colégio da rede estadual de Salvador, no intuito de compreender as contribuições do letramento digital tem para o processo ensino-aprendizagem da EJA, tendo em vista que as tecnologias estão presentes nos espaços escolares e se constituem em importantes instrumentos de informação, de comunicação e apropriação de saberes para os estudantes que estudam nessa modalidade educacional, uma vez que os mesmos estão inseridos no contexto de uma sociedade tecnológica e, portanto, torna-se necessário pensar práticas pedagógicas que possibilitem por meio da utilização das tecnologias, a autoria e o protagonismo desses estudantes. A pesquisa toma por base a abordagem qualitativa, e no que se refere à sua natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada e descritiva. Entre os principais resultados, aponta-se de que as tecnologias podem potencializar o processo ensino-aprendizagem se os sujeitos que fazem parte desse processo forem protagonistas de suas aprendizagens.
Palavras-Chave: Tecnologias; Educação de Jovens e Adultos; Ensino-Aprendizagem
Literaturhinweise
ARROYO, Miguel. Currículo território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
ASSMANN, Hugo. Redes Digitais e Metamorfose do Aprender. Petrópolis, 2005.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol.1. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 38ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina. 2002.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. 3ªed.Campinas: SP: Pontes, 2015.
LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de. Tecnologia de Comunicação e Informação e Currículo. In: Tecnologização do Currículo Escolar: um possível significado proposicional e hipertextual do currículo contemporâneo. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador.
LIMA JUNIOR, Arnoud Soares . Tecnologias intelectuais e educação: explicitando o princípio proposicional/hipertextual como metáfora para a educação e o currículo. Revista FAEEBA, Salvador: UNEB, v. 13, n.jul/dez, p. 401-416, 2004.
MATTOS, C. L. G. de. Gênero e Pobreza: práticas, políticas e teorias e tecnologias Educacionais - Imagens de escolas. Relatório Final de Pesquisa. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013.
MATURANA, Humberto; VARELLA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.3, pp.621-626. ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007.
OLIVEIRA, Maria Rita. O conteúdo atual da Didática: um discurso da neutralidade. 1980. 159p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.
RAMAL, Andréia Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre. Artmed, 2002.
ROMÃO, José Eustáquio. Paulo Freire e a Educação de Adultos: teorias e práticas. Brasília: Liber Livros, 2011.
SERPA, Felipe. Rascunho digital: diálogos com Felipe Serpa. Salvador: EDUFBA, 2004.
COSCARELLI, Carla Viana ; RIBEIRO, Ana Elisa Ferreira . Letramento Digital. In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci. (Org.). Glossário Ceale. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Educação / UFMG, 2014, v. 1, p. 181-182. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-digital Acesso em 2 set. 2019.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, Apr. 2004. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002&lng=en&nrm=iso. Accesso em 23 Set. 2019.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Jocenildes Zacarias Santos
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.