Letramento digital no contexto da educação de jovens e adultos: tecendo redes de conhecimentos para o processo ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67798

Resumo

O presente texto, nasce de uma pesquisa realizada em um colégio da rede estadual de Salvador, no intuito de compreender as contribuições do letramento digital tem para o processo ensino-aprendizagem da EJA, tendo em vista que as tecnologias estão presentes nos espaços escolares e se constituem em importantes instrumentos de informação, de comunicação e apropriação de saberes para  os estudantes que estudam nessa modalidade educacional, uma vez que os mesmos estão inseridos no contexto de uma sociedade tecnológica e, portanto, torna-se necessário pensar práticas pedagógicas que possibilitem por meio da utilização das tecnologias, a autoria e o protagonismo desses estudantes. A pesquisa toma por base a abordagem qualitativa, e no que se refere à sua natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada e descritiva. Entre os principais resultados, aponta-se de que as tecnologias podem potencializar o processo ensino-aprendizagem se os sujeitos que fazem parte desse processo forem protagonistas de suas aprendizagens.

 

Palavras-Chave: Tecnologias; Educação de Jovens e Adultos; Ensino-Aprendizagem

Biografia do Autor

Jocenildes Zacarias Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós- Doutorado em Educação e Infância (2017). Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) . Professora da Universidade do Estado da Bahia -Campus I- Salvador. Professora do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos- MPEJA. Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Infância, Linguage, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação-GELITIC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFANCIA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GESTÃO, ORGANIZAÇÃO, TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práxis pedagógica, tecnologias, educação, interatividade e rede, linguagem e Infância e EJA. Parecerista da Editora EDUFBa (2017). Parecerista Ad Hoc do Comitê de Avaliação da PROEX ( UNEB (2016-2017). Coordenadora do curso de Pedagogia - UAB/UNEB/UNEAD.

Márcia Tereza Fonseca Almeida, Universidade do Estado da Bahia, UNEB

Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB

José Humberto Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

Sidneya Magaly Gaya, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina,  UFSC

 

Referências

ARROYO, Miguel. Currículo território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

ASSMANN, Hugo. Redes Digitais e Metamorfose do Aprender. Petrópolis, 2005.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol.1. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 38ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina. 2002.

LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. 3ªed.Campinas: SP: Pontes, 2015.

LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de. Tecnologia de Comunicação e Informação e Currículo. In: Tecnologização do Currículo Escolar: um possível significado proposicional e hipertextual do currículo contemporâneo. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador.

LIMA JUNIOR, Arnoud Soares . Tecnologias intelectuais e educação: explicitando o princípio proposicional/hipertextual como metáfora para a educação e o currículo. Revista FAEEBA, Salvador: UNEB, v. 13, n.jul/dez, p. 401-416, 2004.

MATTOS, C. L. G. de. Gênero e Pobreza: práticas, políticas e teorias e tecnologias Educacionais - Imagens de escolas. Relatório Final de Pesquisa. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013.

MATURANA, Humberto; VARELLA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.3, pp.621-626. ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007.

OLIVEIRA, Maria Rita. O conteúdo atual da Didática: um discurso da neutralidade. 1980. 159p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

RAMAL, Andréia Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre. Artmed, 2002.

ROMÃO, José Eustáquio. Paulo Freire e a Educação de Adultos: teorias e práticas. Brasília: Liber Livros, 2011.

SERPA, Felipe. Rascunho digital: diálogos com Felipe Serpa. Salvador: EDUFBA, 2004.

COSCARELLI, Carla Viana ; RIBEIRO, Ana Elisa Ferreira . Letramento Digital. In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci. (Org.). Glossário Ceale. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Educação / UFMG, 2014, v. 1, p. 181-182. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-digital Acesso em 2 set. 2019.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, Apr. 2004. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002&lng=en&nrm=iso. Accesso em 23 Set. 2019.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Santos, J. Z., Almeida, M. T. F., Silva, J. H., & Gaya, S. M. (2021). Letramento digital no contexto da educação de jovens e adultos: tecendo redes de conhecimentos para o processo ensino-aprendizagem. Perspectiva, 39(1), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67798