Um estudo sobre as práticas educativas de mediação de conflitos na orientação educacional

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71217

Abstract

O presente artigo tem como objetivo descrever, analisar e explicar as práticas educativas de mediação de conflitos das orientadoras educacionais. A discussão se justifica pelos limites da produção teórica sobre o tema e pelas contribuições às práticas de mediação em que estão envolvidos profissionais da educação, alunos e familiares de alunos. O estudo apoiou-se no materialismo histórico e dialético, em elementos conceituais e históricos sobre os conceitos de mediação e de conflito e, por fim, em contribuições de autores do campo da orientação educacional. Metodologicamente, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro orientadoras educacionais que, no momento da pesquisa, trabalhavam em escolas públicas. Os resultados são apresentados em quatro categorias de análise: a) formação e experiência, onde é discutida a ausência de práticas educativas específicas sobre a atuação profissional das orientadoras, além do exíguo material teórico disponível; b) organização e divisão do trabalho, onde fica clara a reprodução da divisão do trabalho capitalista na prática dessas educadoras; c) práticas educativas de mediação de conflitos, onde se descreve a complexa trama de atividades realizadas por essas trabalhadoras e d) identidade profissional, tópico onde são abordados os dilemas advindos dos muitos papéis que elas desempenham.

Autor/innen-Biografien

Adriana Janice Lenz, Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. José Ferrugem.

Graduada em Pedagogia, Habilitação Orientação Educacional e mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional e em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação (UNISC). Atualmente é Orientadora Educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem. Atua nos seguintes temas: Orientação Educacional, Educação Sexual, Resolução de Conflitos e Violência Escolar, Planejamento e Projeto Político-Pedagógico.

Moacir Fernando Viegas, PPGEDU Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Graduado em Pedagogia - Séries Iniciais, mestre e doutor em Educação pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutor em Psicologia do Trabalho pela Universidad Autónoma de Barcelona. Professor Adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu, fazendo parte, nessa última, da linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, do mestrado e doutorado em Educação. Os projetos de pesquisa em curso centram-se nos temas trabalho docente, educação e trabalho, educação e saúde, trabalho emocional e gênero. Atualmente exerce a coordenação adjunta do PPGEdu.

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Veröffentlicht

2021-06-07

Zitationsvorschlag

Lenz, A. J., & Viegas, M. F. (2021). Um estudo sobre as práticas educativas de mediação de conflitos na orientação educacional. Perspectiva, 39(2), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71217