Pós-graduação na ibero-américa. Conflito de temporalidades e embates. Tradição x Modernidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p649Abstract
Pesquisa sobre a avaliação realizada pela CAPES, no Brasil, e a implementação do “Pacto de Bolonha”, na União Europeia (UE), evidencia que esses dois são processos que se constituem em paradigmas de mudanças induzidas, aceleradas e em tempo exíguo. O desenvolvimento de pesquisa sobre a pós-graduação stricto sensu no Brasil e em algumas universidades da península ibérica coloca em relevo uma realidade similar, embora com defasagens temporais, dependendo do espaço onde estão processando-se as mudanças: a relação entre tradição e modernidade. É neste contexto que o antes, evocando tradição, e o agora, apontando (pós) modernidade, materializam-se em um tempo em que passado e presente se defrontam, muitas vezes na perspectiva da anulação de um passado, de uma tradição como se ipso facto fosse sinônimo de ultrapassado, de algo que tivesse que ser deixado para trás dado que não é mais operacional ao mercantilismo imperante no campo educacional. Nesta nova temporalidade, entre o “Modelos CAPES” e o “Processo de Bolonha”, os intelectuais estão sendo desafi ados a preservar um campo de praxis, onde a dialética entre tradição e modernidade não seja anulada, e eles, na condição de intelectuais públicos, reduzidos a intelectuais institucionalizados, cumpridores de funções, sem espaço para o exercício da autonomia. Neste texto, fruto de revisão para a pesquisa de pós-doutorado, apresento e analiso elementos básicos, do Estudo Comparado entre Brasil e UE.Downloads
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