CNPq: política de fomento à pesquisa nos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC)
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo resulta de uma investigação desenvolvida com a finalidade de analisar as políticas de fomento à pesquisa e de contribuição à formação de pesquisadores no
Brasil no decorrer do período dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995- 2002). Utilizamos como metodologia de pesquisa a análise documental de leis, relatórios, atas, revistas, jornais e documentos de política científica. Dentre uma série de questões privilegiamos a apresentação e análise dos dados que apontam as prioridades em termos de formação de pesquisadores e de fomento do CNPq. Em relação à política de formação de pesquisadores destacam-se medidas que provocam o aligeiramento do processo de formação de mestres e doutores e a opção prioritária pela iniciação científica e pelo doutorado em detrimento do mestrado. Além disso, evidencia-se o processo de indução à formação de pesquisadores e de fomento em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país. Outro fator a conspirar contra uma efetiva política de formação de pesquisadores é o contingenciamento de recursos. Os dados referentes aos dois primeiros anos do governo Lula da Silva não assinalam um redirecionamento dessas políticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.