Cenários de pesquisa com e sobre crianças, mídia, imagens e corporeidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54575

Resumo

Ao pensar a relação entre mídia, imagens e corporeidades na pesquisa com e sobre crianças, o texto discute alguns cenários e práticas culturais das infâncias contemporâneas a partir do olhar da educação. Apresenta-se os fundamentos teórico-metodológicos que têm orientado investigações desenvolvidas num grupo de pesquisa brasileiro nos últimos quatro anos, em sintonia com abordagens presentes em outros contextos nacionais e internacionais. Numa compreensão de pesquisa como espaço de reflexão crítica e instância pedagógica, as investigações escolhidas para compor o recorte do artigo entrelaçam os temas mídia, imagem e corporeidade com a atenção aos direitos das crianças, à ludicidade, às autorias infantis e aos desafios das práticas culturais na cultura digital. Entre tais desafios, destaca-se a necessidade de considerar a escuta às vozes, aos silêncios e às performances das crianças como forma privilegiada para construir metodologias participativas. Sinaliza-se também a importância de  desconstruir certas retóricas redutoras presentes no debate social e dar visibilidade à riqueza do já considerável corpo de pesquisas sobre imagem, mídia e corporeidade na infância. Por fim, o texto enfatiza o papel da articulação interdisciplinar entre pesquisadores que atuam com estes temas, de modo a fortalecer a pesquisa voltada a qualificar a mediação educativa diante das mudanças culturais contemporâneas.

Biografia do Autor

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação com Pós-Doutorado em Estética na Università Cattolica di Milano. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância Comunicação Cultura de Arte, NICA/UFSC/CNPq

Gilka Elvira Ponzi Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Doutora em Comunicação, com pós-doutorado em Educação na City University of New York. Coordenadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (UFSC).

Downloads

Publicado

2019-04-23

Como Citar

Fantin, M., & Girardello, G. E. P. (2019). Cenários de pesquisa com e sobre crianças, mídia, imagens e corporeidade. Perspectiva, 37(1), 100–124. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54575

Edição

Seção

Dossiê Imagens, Mídias e Práticas Corporais