Práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre as tecnologias móveis na escola

Autores

  • Monica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Elisa Maria Quartiero Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p523

Resumo

Inserido em uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em diferentes contextos socioculturais sobre o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), este artigo apresenta um recorte sobre o foco das práticas pedagógicas com objetivo de refletir sobre as práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre o Projeto. Com abordagem teórico-metodológica fundamentada na pesquisa mídia-educativa, discute-se um estudo de caso múltiplo realizado em quatro escolas públicas e que envolveu observações do cotidiano escolar, pesquisa-formação, intervenção didática e grupos focais com estudantes de diferentes turmas do ensino fundamental. Para contextualizar a discussão, o texto inicia com um levantamento sobre diferentes pesquisas que tiveram o Projeto UCA como objeto e que foram desenvolvidas entre 2011 e 2014. Em seguida, apresenta-se a escolha metodológica da pesquisa e a discussão sobre as especificidades das práticas culturais e das percepções de estudantes a respeito do Projeto. Por fim, o artigo traz algumas considerações que demonstram que a riqueza e a diversidade das práticas presentes em um mesmo projeto também podem ser entendidas como uma polifonia de vozes de estudantes, professores e pesquisadores, como interpretações possíveis que configuram a referida pesquisa em um espaço de alteridade e de imersão na cultura digital.

Biografia do Autor

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Centro de Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Elisa Maria Quartiero, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora aposentada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Fantin, M., & Quartiero, E. M. (2015). Práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre as tecnologias móveis na escola. Perspectiva, 33(2), 523–544. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p523

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re) configurações nas práticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)