Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais

Autores

  • Monica Fantin UFSC - Florianópolis - SC
  • Gilka Elvira Ponzi Girardello UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p69

Palavras-chave:

Inclusão digital, Mídia, Cidadania, Educação, Inovações tecnológicas, Digital Inclusion, Media, Citizenship, Education technological Innovations, Inclusión digital, Medios, Ciudadanía, Educación, Innovaciones

Resumo

Este artigo discute a inclusão digital na perspectiva da educação e da cultura, com destaque para as formas como a questão se apresenta no Brasil, mas entendendo que elas não são exclusivas desse contexto. Diante dos complexos desafios à inclusão digital no contexto da globalização, o artigo enfatiza a importância de que as crianças e os jovens possam se apropriar de forma significativa das novas tecnologias e linguagens, numa perspectiva de que a inclusão significa muito mais do que o acesso às tecnologias, configurando-se em uma das frentes de luta contra a desigualdade. As autoras propõem que o enfrentamento da barreira digital seja enriquecido com a valorização das mediações culturais. Nesse sentido, discutem as possibilidades de uma abordagem culturalista de mídia-educação para promover uma inclusão digial que seja experiência de cidadania, pertencimeto e participação crítica e criativa na cultura.

Biografia do Autor

Monica Fantin, UFSC - Florianópolis - SC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) com Estágio no Exterior, na Università Cattolica del Sacro Cuore, Milão, Itália. Possui Mestrado em Educação, Teoria e Prática Pedagógica (UFSC,1996) e Graduação em Pedagogia (UFSC,1986). Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação e Arte, UFSC/CNPq, tem experiência na área de educação, com ênfase no campo da infância, mídia-educação e formação de professores. Mais Informações: http://lattes.cnpq.br/3222968189158756

Gilka Elvira Ponzi Girardello, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas pela New School for Social Research de Nova York (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, dentro da Linha Educação e Comunicação, pesquisando principalmente os seguintes temas: comunicação, cultura, educação, infância, imaginação e narrativa. Mais Informações: http://lattes.cnpq.br/2379707408487136

 

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Publicado

2010-04-30

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos