Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p69Résumé
Este artigo discute a inclusão digital na perspectiva da educação e da cultura, com destaque para as formas como a questão se apresenta no Brasil, mas entendendo que elas não são exclusivas desse contexto. Diante dos complexos desafios à inclusão digital no contexto da globalização, o artigo enfatiza a importância de que as crianças e os jovens possam se apropriar de forma significativa das novas tecnologias e linguagens, numa perspectiva de que a inclusão significa muito mais do que o acesso às tecnologias, configurando-se em uma das frentes de luta contra a desigualdade. As autoras propõem que o enfrentamento da barreira digital seja enriquecido com a valorização das mediações culturais. Nesse sentido, discutem as possibilidades de uma abordagem culturalista de mídia-educação para promover uma inclusão digial que seja experiência de cidadania, pertencimeto e participação crítica e criativa na cultura.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.