Cultura, mídias e identidades na Pós-modernidade

Autores

  • Lidia Maria Coutinho FEPESE - Florianópolis - SC
  • Elisa Maria Quartiero UDESC - Florianóplis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p47

Resumo

Neste artigo buscamos relacionar o fenômeno da globalização às questões culturais, formação de novas identidades e à crescente expansão das mídias nas sociedades contemporâneas. Discutimos a construção das novas identidades culturais que emergem frente à globalização, fruto da imbricada relação das identidades individuais, coletivas e midiáticas. Contextualizamos o espaço e o lugar que as mídias eletrônicas ocupam nestes tempos de pós-modernidade a partir do conceito de midiatização da sociedade e discutimos as possibilidades que a teoria dos modos de endereçamento traz para o entendimento da relação entre mídia, currículo e escola.

 

Biografia do Autor

Lidia Maria Coutinho, FEPESE - Florianópolis - SC

 

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua no Instituto Sapientia/Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos – FEPESE.

 

 

Elisa Maria Quartiero, UDESC - Florianóplis - SC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), doutorado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e pós-doutorado na Universidade de Aveiro/Portugal (2009). Atualmente é professora associada na Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores na modalidade à distância, informática aplicada à educação, trabalho e educação e administração da educação. Mais Informações: http://lattes.cnpq.br/9609808095433295

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Publicado

2010-04-30

Como Citar

Coutinho, L. M., & Quartiero, E. M. (2010). Cultura, mídias e identidades na Pós-modernidade. Perspectiva, 27(1), 47–68. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p47

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos