Moral, difference and curriculum: dialogues among Nietzsche, Deleuze and the education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85362

Keywords:

Curriculum, Difference, Moral, Post-critical, Post-structuralism

Abstract

This article aims at establishing a dialogue among Nietzsche, Deleuze and education. In order to do it, some relationships among the theoretical conceptions of moral of denial, developed by Nietzsche; Difference, formulated by Deleuze and the post-critical approach to curriculum studies are established and problematized. The objective pursued in this work was to problematize resonances of Judeo-Christian moral in the education-Difference relationship and possible power effects resulting from it. Based on the theoretical contribution of a post-structuralist epistemological framework, it is argued that the moral of denial runs through school curricula. As a result, curricula adopt certain identities as essences, taking them as models in subjectivation processes. By favoring the production of identities, the curricula do not conceive the Difference in itself, without a referent. They only conceive it as a difference in relation to, as a variation of naturalized identities that privilege and try to reproduce. Based on Deleuze, it is proposed to think about curricula from the perspective of Difference. Curricula thought from these theoretical lenses do not passively adopt the moral of denial and the identity as founding and absolute truths, but they call them into question while defending an affirmative moral that creates and recreates itself allowing Difference in itself. Curricula constituted in this way do not seek to homogenize individuals, but increase their power to act and assert themselves as singularities in constant processes of construction-deconstruction-reconstruction.

Author Biographies

Amarildo Inácio dos Santos, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB). Licenciado em Música pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Unyleya. Membro do grupo de pesquisa FEP - Formação em Exercício de Professor, Faced, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Maria Roseli Gomes Brito de Sá, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Nessa mesma universidade construiu sua formação profissional, primeiramente com a graduação em Pedagogia (1979), depois mestrado em Educação (1994) e doutorado em Educação (2004). A atuação profissional teve início como professora do então 1º grau, com respaldo do Curso Normal (1971). Com incursões na área de Recursos Humanos nos anos 1980, a ênfase, porém, foi para a atividade docente, inicialmente na esfera privada e prioritariamente na esfera pública, nos diversos níveis de ensino. Atualmente são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e nos programas de Mestrado e doutorado acadêmico em Educação e Mestrado Profissional em Currículo, linguagens e inovações pedagógicas na Faculdade de Educação da UFBA. Líder do Grupo de pesquisa FEP ? Formação em exercício de professores, com pesquisas e publicações sobre currículo, formação de professores, formação de professores em exercício, narrativas (auto)biográficas, pedagogia e mestrado profissional. Atuou na vice-coordenação (2013-2016) e coordenação (2016-2017) do Mestrado Profissional em Educação da UFBA. Realizou (2017-2018) estudos Pós-doutorais em Desenvolvimento curricular na UMinho, Pt. Comitê editorial dos periódicos: Revista Plurais (UNEB), Entreideias (UFBA) e Recculti (UNESP).

Daniele Farias Freire Raic, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil

Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora adjunta da UESB, lotada no Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), Área de Fundamentos da Educação, na qual desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Investiga sobre currículo, formação e processos de subjetivação. Líder do grupo de Pesquisa GEFORPPEC - Grupo de Estudos em Formação, Políticas e Práticas Educativas e Curriculares, no qual coordena a Linha NUFORDICC - Nucleo de Estudos em Formação, Diferença e Composições Curriculares. Membro do grupo de pesquisa FEP - Formação em Exercício de Professor (Faced/UFBA). Membro do grupo de pesuisa em Filosofia, Arte e Educação - FIARe. Professora do programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UESB). Professora do Programa de Pós-Gradução em Educação Científica e Formação de Professores (PPG.ECFP/UESB).

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Published

2022-09-12

How to Cite

dos Santos, A. I., Gomes Brito de Sá, M. R., & Farias Freire Raic, D. (2022). Moral, difference and curriculum: dialogues among Nietzsche, Deleuze and the education. Perspectiva, 40(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85362